A seleção de basquete masculino dos Estados Unidos deve passar por um processo de mudanças, visando o próximo ciclo de Copa do Mundo e Olimpíada. No último domingo, 18, o jornalista Marc Stein, do ‘The Stein Line’, soltou a informação que Steve Kerr, treinador medalhista de ouro em Paris 2024, não deve continuar no comando do Dream Team.
Kerr deixa o comando dos Estados Unidos após três anos no cargo. Além da Olimpíada de Paris, que ficou marcada por mais um título olímpico e a presença de um elenco estrelado, o treinador esteve a frente da equipe na Copa do Mundo de 2023, quando o time decepcionou e ficou apenas com o quarto lugar na competição.
Steve Kerr “not expected to continue” as head coach of Team USA, per @TheSteinLine
Erik Spoelstra and Ty Lue are frontrunners to replace Kerr pic.twitter.com/56SIi4GCfE
— Bleacher Report (@BleacherReport) August 18, 2024
A princípio, a decisão do técnico do Golden State Warriors não é uma novidade, já que havia sinalizado em alguns momentos que seu ciclo estava prestes a acabar. “Para mim, são dois anos. É um ciclo. [Gregg] Popovich treinou na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. Agora é minha vez de passar o bastão. Acho que é assim que deveria ser”, disse Steve Kerr em entrevista ao ‘The Athletic’, em novembro de 2023.
Segundo Marc Stein, a seleção norte-americana já tem alguns alvos traçados no mercado para substituir o treinador. No momento, os principais candidatos são Erik Spolestra, do Miami Heat, e Tyronn Lue, do Los Angeles Clippers. Ambos estiveram presentes na comissão técnica que conquistou o ouro olímpico, em Paris.

Mesmo sem saber quem será o próximo treinador dos Estados Unidos, a certeza é que terá que lidar com algumas ausências importantes, levando em consideração as possíveis saídas dos veteranos Kevin Durant, LeBron James e Stephen Curry, que dificilmente competirão em 2028, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.