A seleção masculina de basquete dos Estados Unidos fechou a fase de grupos da Olimpíada de Paris 2024 com uma vitória convincente sobre Porto Rico por 104 a 83, neste sábado, no Estádio Pierre Mauroy. O resultado garantiu ao “Dream Team” a classificação como o melhor primeiro colocado do grupo C, com 100% de aproveitamento, e definiu o confronto de quartas de final contra o Brasil.
O destaque da partida foi Anthony Edwards, que liderou o placar com 26 pontos. Joel Embiid, com 15 pontos, Kevin Durant, com 11, e LeBron James e Anthony Davis, ambos com 10 pontos, também se destacaram pela equipe americana. Pelo lado de Porto Rico, Jose Alvarado foi o cestinha com 18 pontos.
I will let photos speak for themselves 🫢#Paris2024 x #Basketball pic.twitter.com/SDICXSaGKo
— FIBA (@FIBA) August 3, 2024
O duelo das quartas de final entre Estados Unidos e Brasil está marcado para a próxima terça-feira, na Arena Bercy, com horários a serem confirmados após o término da fase de grupos. Este será o décimo confronto entre as duas seleções na história do basquete masculino em Jogos Olímpicos. Até o momento, os americanos venceram nove vezes, incluindo duas vitórias desde a era do “Dream Team”, nas edições de Barcelona 1992 e Atlanta 1996.
O técnico Steve Kerr utilizou a partida para rodar o elenco, retornando Joel Embiid ao time titular. Porto Rico começou bem, impondo-se na defesa e acertando as bolas de três pontos, chegando a abrir uma vantagem de 25 a 17 após uma sequência de 11 pontos. Liderados por Jose Alvarado, que marcou nove pontos, os portorriquenhos fecharam o primeiro quarto na frente, com 30 a 25.
No entanto, os Estados Unidos reagiram com força no segundo quarto. Anthony Davis se destacou, substituindo Embiid, que foi vaiado pelo público francês. Kevin Durant e Stephen Curry afinaram a pontaria nas bolas de três, LeBron James controlou o ritmo da partida e Anthony Edwards assumiu a liderança no ataque com 12 pontos. O “Dream Team” anotou impressionantes 39 pontos no período, indo para o intervalo com uma confortável vantagem de 64 a 45.
No terceiro quarto, Porto Rico não conseguiu reagir, desperdiçando várias tentativas de três pontos. LeBron continuou a guiar os americanos, enquanto Edwards mantinha o ritmo, ampliando a diferença para 87 a 59. Kerr aproveitou para dar tempo de quadra a todos os atletas disponíveis, com exceção de Jrue Holiday, que foi poupado devido a uma lesão no tornozelo. Com a vitória assegurada, o último quarto foi de administração da vantagem, com Joel Embiid até interagindo com as vaias da torcida francesa antes do cronômetro zerar.