Nesta quinta-feira, 10, o algoz de João Fonseca no Miami Open, Alex de Minaur (número 10 do mundo), venceu Daniil Medvedev (11º) pelas oitavas de final do ATP de Monte Carlo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/2, em apenas 1h12 de jogo. Agora, o australiano aguarda o vencedor do duelo entre Alejandro Tabilo (32º) e Grigor Dimitrov (18º).
O primeiro set começou com uma quebra de De Minaur, rapidamente devolvida por Medvedev no game seguinte. No entanto, o australiano voltou a quebrar o saque do russo, confirmou seu serviço pela primeira vez na partida e, em seguida, obteve mais uma quebra, abrindo 4/1. Depois de confirmar mais um game de saque, De Minaur viu Medvedev vencer seu primeiro game no set, mas isso não foi suficiente. Com autoridade, o número 10 do mundo fechou a parcial em 6/2, em apenas 35 minutos.
O segundo set teve início semelhante ao primeiro: De Minaur quebrou o saque de Medvedev, que reagiu com uma quebra na sequência. No entanto, o australiano retomou o controle da partida, quebrando mais uma vez o serviço do russo e abrindo vantagem no placar. Assim, após confirmar seu game de saque e conseguir mais uma quebra, ele fez 4/2 e encaminhou a vitória. Mantendo a consistência, De Minaur fechou o segundo set, novamente por 6/2, em 36 minutos.
Ver essa foto no Instagram
João Fonseca se inscreve em mais um torneio
João Fonseca, número 59 do mundo, está inscrito no ATP de Estoril, o maior torneio de tênis de Portugal. Este ano, o evento será de nível Challenger 175, mas voltará a ser um ATP 250 em 2026. O torneio acontece simultaneamente à segunda semana do Masters 1000 de Madri, funcionando como uma competição secundária para os atletas que forem eliminados precocemente na capital espanhola.
A estratégia é semelhante à que João adotou com o ATP Challenger de Phoenix. Ele foi disputar o torneio após ser eliminado em Indian Wells, e usou a competição como preparação para o Miami Open, pouco depois. O resultado foi excelente: o brasileiro conquistou o título em Phoenix, somando pontos importantes no ranking da ATP, e chegou com força a Miami, onde avançou até a terceira rodada, sendo eliminado apenas pelo número 10 do mundo, Alex de Minaur.
Dessa forma, já sabemos os próximos passos de João Fonseca nas próximas semanas, e ele segue ganhando espaço e experiência no circuito profissional.