Neste domingo, 16, João Fonseca e Alexander Bublik disputaram a final do Challenger de Phoenix. Com o placar final de 2 sets a 0 (parciais de 7/6 e 7/6) , o jovem de apenas 18 anos levou a melhor e faturou o título na disputa do Arizona.
No primeiro set, o brasileiro construiu um bom ritmo e ditou o andamento da partida. Assim, Fonseca quebrou o serviço de Bublik e abriu 4 a 3. Porém, o cazaque reagiu e ‘devolveu o favor’, cravando a parcial de 5 a 5.
As coisas apertaram para o carioca. João conseguiu um break point, mas Bublik também atingiu o feito, e os atletas precisaram decidir o set no tie-break. Assim, Fonseca levou a melhor por 7 a 5 e impôs vantagem no embate do Challenger.
Ver essa foto no Instagram
Já no segundo set, João conseguiu iniciar a partida confirmando o seu serviço, o que Bublik fez em sequência. O carioca passou a fazer maior uso de recursos como smash e aces, se mostrando decisivo. As quebras não apareceram até o 4 a 4, além do caminho percorrido com games longos e disputados.
Vale destacar que João só conseguiu a vantagem no game seguinte. Bublik salvou dois match points, também demonstrando habilidade nos aces. Assim, os atletas chegaram a 5 a 5 no saque de Fonseca. Mais uma vez no equilíbrio absoluto, Bublik levou a decisão para o tie-break. Com um amasso de 7 a 0, o carioca levantou o caneco no Arizona.