Sem apresentar as melhores atuações desde o início, o Brasil está eliminado da Copa Davis 2024, após a Holanda bater a Itália em confronto realizado no último domingo, 15. O resultado acabou colocando um empate triplo no grupo, entre Holanda, Bélgica e Brasil, e a equipe holandesa levou a melhor na contagem de sets vencidos.
As três equipes citadas vinham com campanha rigorosamente idêntica desde a fase inicial da competição, e a vitória do time laranja por 2 sets a 0 sobre a Itália, que vinha em um retrospecto perfeito, derrubou os brasileiros. Também no domingo, 15, o Brasil venceu a Bélgica com vitórias na simples de João Fonseca e Thiago Monteiro, além da derrota nas duplas. João, aliás, foi um dos principais destaques do time brasileiro na competição, com duas vitórias duras, sendo uma delas diante de Botic Van de Zandshculp, algoz de Alcaraz no US Open.
Que pena gigantesca, que a Copa Davis está tão escondida na DSports. João Fonseca venceu dois jogos duríssimos e importante para o Brasil.
Se o Brasil continua tendo chances é muito mérito dele.
Brasil está vivo. Tem que ganhar a Bélgica por 3/0 pra a combinação ser mais tranquila.
— Mundo do Tênis Podcast (@mundodotenis.bsky.social) September 14, 2024 at 12:33 PM
Agora, Itália e Holanda avançam para as oitavas de final da Copa Davis. O mata-mata do torneio está marcado para acontecer entre os dias 19 e 24 de novembro, em Málaga, na Espanha. O formato da competição coloca os líderes de cada grupo como cabeças de chave, sendo eles Itália, Estados Unidos, Canadá e Espanha. Já os restantes, que são Holanda, Austrália, Argentina e Alemanha, aguardam sorteio.