Apesar das boas atuações na competição, o Brasil terá que fazer sua parte e ainda torcer por uma combinação de resultados na terceira rodada da Copa Davis para avançar à próxima fase da competição. Até aqui, o país não conseguiu vitórias em confrontos diante da Itália e da Holanda e agora precisará fazer contas pela classificação.
Antes de olhar para outros jogos e resultados, o mais importante será vencer o próximo jogo, que é diante da Bélgica, no sábado, 14, além de mais uma combinação. Primeiro, é necessário que a Itália vença os próprios belgas nesta sexta, 13, e que os mesmos italianos passem pela Holanda no domingo, 15, para o Brasil ficar empatado em número de vitórias e passar no critério de desempate.
Rafa Matos e Marcelo Melo vencem a primeira do Brasil na copa Davis. O jogo serve como critério de desempate na classificação.
O Brasil enfrenta na quinta a Holanda e no sábado a Bélgica, os dois melhores países avançam para a próxima fase.— Sisi Esportes 🛹 (@sisiesportes.bsky.social) September 11, 2024 at 7:22 PM
Pelo regulamento da competição, 16 seleções se classificam para a próxima fase, em que serão divididas em quatro grupos de quatro times, e os dois melhores de cada chave avançam. A partir de então, as equipes realizam os play-offs, iniciando nas quartas de final, com os oito times restantes, até a grande final com os dois melhores.
Anteriormente, o Brasil perdeu seus confrontos para a Itália e Holanda, por 2 a 1. Então, vitórias italianas por 2 a 0 podem ser essenciais para a vantagem brasileira no saldo. A equipe é representada atualmente por João Fonseca e Thiago Monteiro nas partidas de simples, além de Rafael Matos e Marcelo Melo nas duplas.