O Brasil venceu a Bélgica neste sábado na Copa Davis, em partidas válidas pelo Grupo A, em Bolonha, na Itália. O triunfo veio das mãos de João Fonseca, que venceu Raphael Collignon no primeiro jogo entre as equipes no dia por 2 sets a 1 (parciais de 6-3, 6-7 (2-7) e 6-3) e Thiago Monteiro, em duelo contra Zizou Bergs. também por 2 sets a 1 (4-6, 7-6(5) e 7-5).
Freguesia brasileira na Copa Davis
É a primeira vez em cinco duelos que a Bélgica é derrotada pelo Brasil na Copa Davis. Anteriormente, o país havia perdido em 1960, 1993, 2016 e 2019, sendo três desses anos em duelos fora de casa. Não fosse o bastante, é também o primeiro confronto que o Brasil ganha nas finais no novo formato, aplicado em 2019.
Apesar das vitórias nos confrontos individuais, o Brasil perdeu nas duplas. Rafael Matos e Felipe Meligeni caíram na partida contra Sander Gille e Joran Vliegen por 6-3, 3-6 e 6-4.
Próximos passos
Com a vitória por 2 a 1, o time nacional encerrou sua participação inédita na fase final de grupos com 4 vitórias e 5 derrotas nos três confrontos. Os brasileiros agora torcem pela Itália no domingo, que precisa vencer a Holanda por 3 a 0 para avançar de fase. Caso vençam por 2 a 1, a definição seria a Média de Sets entre Brasil, Holanda e Bélgica e, neste caso, os belgas ultrapassariam todos.
Ver essa foto no Instagram