Além dos esportes mais tradicionais na Paralimpíada, o Brasil também se destaca em outros e, nesta quinta-feira, 5, foi a vez do país arrematar sua primeira medalha no judô do evento. Em uma disputa acirrada contra a atleta argentina Rosicleide Andrade, a brasileira conquistou o bronze em Paris em sua primeira participação.
A luta contou com muita tensão e emoção para os dois lados, mas a brasileira se mostrava mais ativa, o que até levou a arbitragem a aplicar punição para a argentina. Logo depois, Rosicleide aplicou um waza-ri e o árbitro no tatame considerou, mas a revisão do lance acabou anulando o ponto, e voltou a ficar tudo igual. Sem deixar passar muito tempo, logo ela conseguiu um ippon e finalizou a luta para garantir um lugar no pódio.
Além de Rosicleide, o Brasil ainda tem mais uma esperança de medalha no esporte nesta quinta, 5, com Thiego Marques, que tem pela frente Ishak Ouldkouider, de Israel.
Vale lembrar que atualmente o Brasil está em sexto lugar no quadro de medalhas em uma disputa direta por posições com os Países Baixos e a França, em quarto e quinto, respectivamente. Mesmo com maior número de pódios, a menor quantidade de ouro é o fator decisivo para a classificação.