São menos de 10 meses de diferença, mas a Seleção Brasileira será bem diferente em relação à que esteve presente no último jogo das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O compromisso foi contra a Argentina, no Maracanã, e a equipe foi derrotada por 1 a 0, em uma partida que tinham apenas oito atletas que estão nesta convocação.
Além dos jogadores, a comissão técnica também é diferente, já que Fernando Diniz esteve à beira do campo na oportunidade. Na época, a CBF ainda afirmava ter um acordo com o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, e colocava o então comandante do Fluminense como treinador interino até a chegada do italiano.
Quando isso não se confirmou, Ednaldo Rodrigues acabou contratando Dorival Júnior, que iniciou uma reformulação no time e tem chamado diversas jovens promessas que jogam em todo o mundo. Os principais casos são de Endrick, já no Real Madrid, e Estêvão, que segue no Palmeiras, mas está vendido ao Chelsea e irá se apresentar no meio de 2025.
No elenco, os seis jogadores que tiveram seus nomes lembrados em ambas as convocações são Alisson, Bento, Gabriel Magalhães, Marquinhos, André, Bruno Guimarães, Endrick e Rodrygo. Dentre eles, apenas a jovem promessa merengue e o goleiro do Al Nassr não foram titulares diante da Argentina.
Com os resultados ruins nos últimos jogos da competição, o Brasil sabe que precisa voltar a vencer para tranquilizar um possível drama pela classificação à Copa. Atualmente, o time está na sexta posição, com sete pontos conquistados em seis jogos, com duas vitórias, um empate e três derrotas no período.