Após quase dois meses, a Conmebol, entidade do futebol sul-americano, anunciou a punição dos jogadores do Uruguai pela confusão com torcedores colombianos durante a semifinal da Copa América de 2024, nos Estados Unidos. O atacante do Liverpool, Darwin Núñez, foi quem sofreu o maior gancho, e será desfalque para sua seleção nos próximos cinco jogos oficiais. Desta forma, ele perderá o reencontro com o rival que está marcado para a Data Fifa de novembro.
Além dele, outros quatro jogadores da equipe também foram punidos pela Conmebol, sendo eles, Bentancur, com quatro jogos de suspensão, Ronald Araújo, Giménez e Mathías Olivera, com três partidas cada. Com seis compromissos pelas Eliminatórias para a Copa ainda neste ano, o último deles contra o Brasil, todos estarão à disposição para enfrentar a seleção em território brasileiro. Dias antes os uruguaios reencontrarão a Colômbia, e o atacante será o único a não estar à disposição.
Conmebol has suspended five Uruguay players due to their involvement in incidents with fans during the Copa America semifinal against Colombia 🇺🇾
-Darwin Núñez: 5-game suspension and $20k fine.
-Rodrigo Bentancur: 4-game suspension and $16k fine.
-Ronald Araújo, Mathías Olivera,… pic.twitter.com/g81H8KweBF— CBS Sports Golazo ⚽️ (@CBSSportsGolazo) August 28, 2024
O que aconteceu para a Conmebol punir o Uruguai?
Logo após o apito final do árbitro, torcedores colombianos começaram a brigar entre si no setor em que familiares dos jogadores do Uruguai acompanhavam o espetáculo. Com a confusão generalizada, os atletas foram ao local para evitar que chegasse a suas respectivas esposas e filhos. Darwin, por exemplo, levou um soco no rosto e tentou jogar uma cadeira em um torcedor. Pouco antes, a Colômbia tinha confirmado seu retorno a uma final de Copa América, em que acabou sendo derrotada para a Argentina dias mais tarde. O placar da decisão foi de 1 a 0, com gol de Lautaro Martínez, na prorrogação.