Com diversas características de final sul-americana, a Argentina venceu a Colômbia na decisão da Copa América de 2024. O jogo, que começou domingo, 14, e só terminou no dia seguinte, contou com gol de Lautaro Martínez na prorrogação como decisivo para confirmar mais um título do país na competição. Messi saiu machucado e Di María se aposentou da seleção.
O primeiro tempo da grande final da Copa América de 2024 foi de muito estudo, mas também imposição da Colômbia em campo. A Argentina foi colocada como favorita pela maioria dos torcedores, mas foram os colombianos que demonstraram maior perigo ao gol adversário, defendido por Dibu Martínez.
LA DECIMOSEXTA. pic.twitter.com/5ChlcjxpJw
— CONMEBOL Copa América™️ (@CopaAmerica) July 15, 2024
Logo nos primeiros minutos de jogo, John Córdoba teve a grande chance recebendo na área e girando para acertar a trave do time argentino. A melhor chance dos ‘hermanos’ foi em cabeceio de Tagliafico depois de cruzamento de Messi, em bola parada, já no final da etapa inicial do confronto.
A volta para a segunda etapa fez com que a Argentina se colocasse mais no campo de ataque, mas os colombianos seguiram firmes na marcação e até superiores em alguns momentos. Aos 15 minutos, Messi sentiu incômodos na coxa e no tornozelo e acabou saindo, o levando às lágrimas no banco de reservas.
Depois disso, pouco a bola chegou até o gol dos dois lados, e o árbitro brasileiro, Raphael Claus encerrou o tempo regulamentar, mandando a decisão para a prorrogação. Nos primeiros 15 minutos, Nico González foi o protagonista, tendo a melhor chance em cruzamento rasteiro de De Paul, que ele finalizou de direita e Vargas fez grande defesa.
Na segunda etapa, apareceu o artilheiro da competição, Lautaro Martínez, que foi decisivo mais uma vez. Ele recebeu belo passe em profundidade e ficou de frente com o arqueiro colombiano, só precisando tirar do defensor, mandar para as redes e sair para abraçar seus companheiros, confirmando o 16º título da história da Argentina na Copa América.