A esperada volta de Israel Adesanya aos octógonos aconteceu na noite do último sábado, 17, no evento do UFC 305, que aconteceu na Austrália, país que mora atualmente. Na oportunidade, ele enfrentou o campeão Dricus Du Plessis, e não foi páreo para o adversário, que dominou boa parte do confronto até finalizar no quarto round.
O entorno deste combate se mostrava tenso, já que ambos discutiam há meses para saber quem era o principal campeão africano, já que Dricus é da África do Sul, e Adesanya da Nigéria, mas se mudou de seu país cedo. Além disso, ‘Izzy‘ retornava após um ano parado, quando perdeu seu cinturão para Sean Strickland.
Israel Adesanya said stand here and fight then got fucking submitted 20 seconds later🤣 pic.twitter.com/3YfEIXYb4X
— Swearing Sports News (@SwearingSport) August 18, 2024
Em uma performance costumeira de toda sua carreira, Du Plessis demonstrava cautela até o momento que via uma brecha para acionar diversos golpes de uma vez. Já vencendo a batalha após os três primeiros rounds, foi no quarto que ele conseguiu fazer Adesanya balançar e logo pegar o pescoço do ex-campeão para garantir sua primeira defesa de cinturão.
Em um card cheio de emoções, também contou com a presença de brasileiros, como Valter Walker, que finalizou Junior Tafa em bela atuação ainda no primeiro round. Seguindo a boa sequência de vitórias de sua academia, a ‘Fight Nerds‘, Carlos Prates nocauteou Li Jingliang de forma extraordinária, e manteve a ascensão na organização.