Técnico de renome no futebol europeu, o argentino Maurício Pochettino acertou seu retorno para a América nos últimos dias, e irá treinar a seleção dos Estados Unidos nos próximos anos. A chegada do comandante coincide com os últimos dois anos antes da Copa do Mundo, que terá o país como sede, assim como México e Canadá.
Pochettino estava desempregado desde que deixou o Chelsea no final da última temporada europeia, em trabalho de reconstrução, mas sem grande destaque. Antes disso, passou pelo PSG, onde treinou Neymar, Messi e Mbappé, e teve seu principal trabalho da carreira no Tottenham, quando foi vice-campeão da Champions League de 2018/19.
🚨🇺🇸 Mauricio Pochettino becomes the new USMNT manager, leading the US to World Cup 2026.
After contacts with several managers, former Chelsea and Spurs head coach says yes to proposal and project, as per reports in US overnight.
Poch’s back. 🤝🏻 pic.twitter.com/e6JmmU2AGz
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) August 15, 2024
Aos 52 anos, ele vai para sua primeira experiência como treinador de uma seleção nacional, com o desafio de fazer história na campanha de mais uma Copa na América do Norte. O cargo de treinador dos Estados Unidos estava vago desde a eliminação na Copa América, há alguns meses, quando Gregg Berhalter foi demitido.

Vale ressaltar que ele foi um dos cotados também para assumir a Inglaterra, que viu o técnico, Gareth Southgate pedir demissão do cargo após novo vice-campeonato da Eurocopa. Apesar disso, ele acabou escolhendo o desafio de retornar ao seu continente, onde nunca realizou um trabalho como treinador.