Nesta quarta-feira, o árbitro uruguaio Esteban Ostojich será o responsável por apitar o jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores entre Botafogo e Palmeiras, no Estádio Nilton Santos. A escolha do árbitro, no entanto, chama atenção devido a seu histórico controverso em partidas anteriores, incluindo um episódio que resultou em sua suspensão pela Conmebol.
Ostojich foi punido pela Conmebol por um “erro grave” cometido durante o duelo entre Argentina e Brasil nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Na ocasião, ele atuava como responsável pelo VAR e, junto ao árbitro Andrés Cunha, também uruguaio, deixou de aplicar o cartão vermelho ao zagueiro Nicolás Otamendi, que desferiu uma cotovelada em Raphinha, atacante da Seleção Brasileira. A agressão causou um corte no lábio de Raphinha, que precisou levar cinco pontos.
[#Libertadores]
Botafogo vs Palmeiras
A: Esteban Ostojich 🇺🇾
A1: Nicolas Taran 🇺🇾
A2: Horacio Ferreiro 🇺🇾
4to: Alberto Javier Feres 🇺🇾
VAR: Christian Ferreyra 🇺🇾
AVAR: Richard Trinidad 🇺🇾— ArbitroInternacional (@ArbitroInteBlog) August 7, 2024
O lance ocorreu aos 33 minutos do primeiro tempo e foi revisado pelo VAR. Ostojich classificou o golpe como de “intensidade média” e sugeriu apenas cartão amarelo, decisão que gerou críticas e levou à sua suspensão. Em comunicado oficial, a Conmebol afirmou que as atuações de Ostojich e Cunha “foram analisadas tecnicamente pela comissão, concluindo que os mesmos incorreram em erros graves e manifestos no exercício de suas funções”.
Além disso, Esteban Ostojich também esteve envolvido em outra polêmica durante a semifinal da Libertadores de 2022, onde o Palmeiras foi eliminado pelo Athletico Paranaense. Após o jogo, o técnico Abel Ferreira criticou duramente a arbitragem, afirmando que o juiz cometeu “erros graves” que prejudicaram o resultado da partida.
“Vocês assistiram ao jogo, viram nossa equipe cansada? Não viram. Foram fatores extras que prejudicaram, e muito, a nossa performance. Erros graves”, disse Abel Ferreira em entrevista após a eliminação.