Neste sábado, 12, Carlos Alcaraz (número 3 do mundo) venceu Alejandro Davidovich Fokina (42º) nas semifinais do ATP de Monte Carlo por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/4, em 2h09 de partida. Agora, o espanhol aguarda o vencedor do duelo entre Alex de Minaur (10º) e Lorenzo Musetti (16º), que acontece neste sábado, às 9h30 (de Brasília).
1º set
O primeiro set começou com Alcaraz confirmando seu serviço, quebrando Fokina e abrindo 3/0 com tranquilidade. No entanto, Alejandro reagiu: confirmou o saque, devolveu a quebra e teve a chance de empatar, mas foi quebrado novamente, deixando o placar em 4/2 para Carlitos.
O número 3 do mundo chegou a fazer 5/2, Fokina diminuiu para 5/3 e, em seguida, devolveu a quebra e empatou em 5/5. A parcial seguiu equilibrada até o tie-break, onde Alcaraz foi dominante e venceu por 7/2, fechando o set em 7/6 após 1h05 de jogo.
Ver essa foto no Instagram
2º set
Diferente do primeiro set, que teve quatro quebras, o segundo contou com apenas uma — logo no game inicial, quando Alcaraz quebrou e assumiu a dianteira. O espanhol administrou a vantagem até o fim. Fokina ainda se defendeu de 13 break points ao longo da parcial, enquanto Carlitos não enfrentou nenhum contra. Apesar de não conseguir nova quebra, o número 3 do mundo manteve o controle e fechou o set em 6/4 após 1h04.
Retrospecto contra os possíveis adversários na final
Independentemente de quem avance para a final, Alcaraz leva vantagem no retrospecto. Contra Alex de Minaur, são três vitórias em três confrontos — dois deles em finais: no ATP de Queen’s (grama) em 2023, e em Rotterdam (quadra rápida), neste ano. O outro duelo foi na semifinal de Barcelona, em 2022, no saibro.
Já contra Lorenzo Musetti, o histórico também é positivo, mas não invicto: em quatro partidas, Alcaraz venceu três e perdeu uma. A única derrota foi justamente na final do ATP de Hamburgo (saibro), em 2022. Desde então, o espanhol venceu os três encontros seguintes — um no saibro e dois em quadra rápida.