Juan Martín del Potro abriu o jogo em relação à nova era do tênis, marcada por jovens talentos como João Fonseca, Naná Silva, entre outros grandes nomes da América Latina.
Em exclusiva ao SportBuzz, o argentino, campeão do US Open 2009, avaliou o relacionamento do Brasil com a Argentina na modalidade, especialmente após Fonseca conquistar o ATP de Buenos, e Sebastián Báez faturar o Rio Open.
“É, com certeza, muito mais amigável do que no futebol. Mas sempre houve uma boa relação entre Brasil e Argentina no tênis. O Guga [Kuerten] era muito querido na Argentina, e quando eu jogava aqui a torcida era muito respeitosa comigo também”, iniciou Del Potro.
“Tenho uma grande memória dos Jogos Olímpicos do Rio, a torcida brasileira vibrou muito por mim nas minhas partidas. E, bom, acredito que ter tenistas brasileiros e argentinos por todo o mundo é muito importante para o tênis sul-americano”. Dessa maneira, o ex-número 3 do mundo reforçou a missão de valorizar as promessas do continente.
Ver essa foto no Instagram
“Eu acredito que quanto mais tempo pessoas como nós estivermos envolvidas com o tênis, mais podemos ajudar os jovens. Acredito que é uma responsabilidade que temos. É algo que eu faço com muito gosto, com muito profissionalismo também, e tomara que isso consiga melhorar o cenário e construir grandes carreiras”.
Del Potro como mentor da nova geração
Além disso, o craque explicou seu papel de embaixador no Roland Garros Junior Series, torneio que concede vaga para o Grand Slam juvenil em Paris. João Fonseca se sagrou campeão da edição de 2022, enquanto Naná Silva, a segunda brasileira mais jovem a ingressar no WTA ranking, conquistou o troféu em 2024.
“Pra mim, é muito lindo, porque eu vou conhecendo os futuros campeões desde muito jovens. No ano passado foi assim com o Guto Miguel, com a Naná, com o João há um tempo também. São jogadores que, depois de um tempo, eu vou ver pela televisão, quando eu estiver tranquilo em casa. Então, é uma oportunidade muito linda de participar, falar com eles, conhecê-los. E eu acabo virando fãs de todos esses jovens”, completou Del Potro.