Nauhany Silva busca seu lugar ao sol no tênis brasileiro. Com apenas 14 anos, seis meses e 10 dias, a jogadora se tornará a brasileira mais jovem a integrar o WTA ranking. De origem humilde, em uma comunidade na Zona Sul de São Paulo, ‘Naná’ sempre recebeu o incentivo de sua família para ascender no esporte, mesmo sem ter a estrutura completa.
“Em casa mesmo, a gente empurrava o sofá pro lado e eu ficava batendo na parede”, revelou a atleta ao “GE”. Paulinho, seu pai, revelou o nível de competitividade da filha conforme eles treinavam dentro das circunstâncias possíveis. Assim, ele viu que o auxílio profissional no tênis era necessário.
“Ela vinha elevando muito o nível e a gente sabia que ela precisava de estar num centro de treinamento, que é super importante, com uma equipe”, disse o responsável. O atual treinador de Naná, Danilo Ferraz, explicou que conquistar a segurança da tenista foi um processo.
“Foi um desafio para ela ganhar uma nova referência, não foi da noite para o dia. Houve muita troca de comunicação para que, com o tempo, ela pudesse confiar cada vez mais no meu trabalho e se desenvolver”, relatou.
Naná faturou o Roland Garros Junior Series em São Paulo. Assim, ela recebeu o convite para disputar o juvenil do Grand Slam em Paris, onde sofreu a eliminação na primeira rodada. Posteriormente, a jogadora furou o quali do ITF W35 de Leme e triunfou nas partidas de estreia do W50 e W35 de São Paulo. Todos esses resultados permitiram o seu ingresso no WTA ranking.