A estreia de João Fonseca no Miami Open foi marcada por emoção e grande desempenho. Na noite de quinta-feira (20), o jovem brasileiro de 18 anos venceu de virada o anfitrião Learner Tien, de 19, por 6/7, 6/3 e 6/4, em uma batalha de 2h22min. O desempenho rendeu elogios de um nome de peso do tênis mundial: o britânico Andy Murray.
Nas redes sociais, o ex-número 1 do mundo e atual técnico de Novak Djokovic destacou o nível da partida e a qualidade dos dois tenistas. “Que atmosfera incrível. Fonseca e Tien são incríveis talentos. Tênis não está quebrado, afinal”, escreveu Murray, tricampeão de Grand Slam, que conquistou Wimbledon em 2013 e 2016 e o US Open em 2012.
A publicação do britânico movimentou os fãs brasileiros, que brincaram dizendo que Murray foi “Fonsequizado”. Outro nome de destaque no circuito, o ex-técnico de André Agassi e autor do best-seller Winning Ugly, Brad Gilbert, também comentou a postagem de Murray. “Bem dito”, escreveu Gilbert, que já havia exaltado Fonseca no início do ano.
What an incredible atmosphere 👏👏
Fonseca and Tien are amazing talents! Tennis isn’t broken after all 😉— Andy Murray (@andy_murray) March 21, 2025
Brad Gilbert prevê grande ascensão de João Fonseca
Brad Gilbert não esconde a admiração pelo jovem brasileiro e, desde o início da temporada, já projetava uma rápida ascensão no ranking. “Coisas impressionantes, parece que Fonseca dará um grande salto em 2025. Poderia facilmente vê-lo no top 25 até o final do ano”, declarou o treinador norte-americano.
Em janeiro, Gilbert atualizou sua previsão e elevou a expectativa para o brasileiro. “Vejo potencial para João Fonseca chegar ao top 10 ao final da atual temporada.”
Ver essa foto no Instagram
Duelo histórico e foco na revanche contra Humbert
O confronto entre Fonseca (60º do mundo) e Tien (66º) foi o mais jovem da chave principal do Miami Open desde 2016, quando Alexander Zverev enfrentou Michael Mmoh. A partida também reeditou a final do Next Gen Finals, disputada em dezembro.
O carioca de Ipanema, treinado por Guilherme Teixeira, mostrou sua agressividade ao anotar 43 winners na vitória, sendo 27 deles com o potente forehand. Agora, Fonseca se prepara para enfrentar Ugo Humbert, número 20 do mundo, na segunda rodada. O francês venceu o brasileiro na Copa Davis, em janeiro, por 7/5 e 6/3.
Empolgado com o apoio da torcida, Fonseca espera uma atmosfera semelhante na busca pela revanche. “Qualquer jogador se motiva mais quando está com a torcida a favor. O Humbert gosta de jogar com a torcida, como eu também. Agradeço à torcida por ter me dado essa energia em quadra”, declarou o jovem talento brasileiro, que tentará dar mais um passo na competição realizada no Hard Rock Stadium.