Foi sofrido, mas João Fonseca conseguiu superar Learner Tien novamente, desta vez pelo Miami Open, em um disputado jogo decidido apenas no terceiro set. Reeditando a final do Next Gen ATP, onde o brasileiro também levou a melhor, João saiu perdendo no tie-break, mas mostrou mais uma vez sua perseverança e venceu os dois sets seguinte por 6/3 e 6/4.
A partida também foi marcada por um susto da torcida brasileira, quando, no sexto game do terceiro set, João Fonseca pediu a interrupção da partida após sentir um mal-estar. Porém, o brasileiro seguiu e continua invicto contra o americano. Na próxima fase, João enfrentará Ugo Humbert, francês que ocupa a 19ª posição no ranking da ATP.
O jogo entre João Fonseca e Learner Tien
João começou mostrando toda a força de seu forehand e quebrou o primeiro saque do jogo após um deuce. Se acostumando com a velocidade do jovem, o americano reagiu e conseguiu confirmar seu saque seguinte, diminuindo a vantagem do brasileiro para 2 a 1. Tien conseguiu o empate em um disputadíssimo quarto game e, aproveitando o momento, confirmou seu terceiro saque com facilidade, fechando o game com um belo ace. Os saques foram sendo confirmados, os tenistas decidiram tudo no tie-break, porém João perdeu o ritmo e perdeu por 7-1.
Ver essa foto no Instagram
Mais tranquilo, o brasileiro voltou novamente conseguindo a primeira quebra e abriu uma confortável vantagem de 5 a 2. Learner Tien ainda conseguiu adiar a vitória de João Fonseca, mas o jovem não perdoou e fechou o set após confirmar seu saque.
O primeiro game do set decisivo foi uma prévia da árdua disputa que os dois jovens travariam, com Tien sofrendo para confirmar seu saque apenas no segundo deuce. Com a torcida cada vez mais envolvida no apoio a Fonseca, o brasileiro novamente proporcionaria a primeira quebra do set. No sexto game, porém, os brasileiros presentes tomaram um susto, quando João Fonseca pediu a pausa do jogo por sentir um mal-estar. O médico o ofereceu um remédio e o brasileiro seguiu. E com estilo, pois, no game seguinte, não cedeu nenhum ponto ao americano e abriu 4 a 2. Com a vantagem no placar, bastou João Fonseca confirmar seus saques para fechar a partida.