Nesta quinta-feira, 20, Aryna Sabalenka, número um do mundo, confirmou vaga na terceira rodada do Miami Open ao vencer Viktoriya Tomova (64ª) por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0. A partida durou 58 minutos e foi marcada por várias quebras de saque, principalmente no primeiro set. No entanto, no segundo, a bielorrussa se impôs e garantiu a vitória com facilidade.
Agora, Sabalenka enfrentará a romena Elena-Gabriela Ruse (50ª) em duelo inicialmente previsto para domingo, 23, ainda sem horário definido.
1º set
Foi um primeiro set estranho, com o vento dificultando a vida da número um do mundo. Logo no primeiro game, Sabalenka foi quebrada. No entanto, a bielorrussa respondeu com três quebras seguidas, abrindo 5/1 com facilidade e sacando para o set. Tudo indicava uma vitória tranquila, mas Tomova surpreendeu a favorita ao quebrá-la novamente e, em seguida, confirmar seu saque pela primeira vez no jogo. Porém, a reação parou por aí. Sabalenka confirmou seu serviço e fechou o set em 6/3, após 32 minutos.
Ver essa foto no Instagram
2º set
No segundo set, Sabalenka não deu chances para a zebra, atropelou Tomova e aplicou um pneu. A bielorrussa não chegou a ser ameaçada em seu saque, enquanto Tomova até salvou quatro break points, mas acabou quebrada três vezes. Com apenas 25 minutos de duração, o set selou a vitória da número um do mundo, que segue na luta por mais um título.
Os brasileiros no Miami Open
O Brasil ainda está vivo no Masters 1000 de Miami, João Fonseca e Bia Haddad Maia entram em quadra hoje para lutar por vaga na próxima fase. A brasileira, número 18 do mundo, enfrenta Linda Fruhvirtová (215) não antes das 20h (de Brasília). A paulista busca uma reação após cinco eliminações seguidas, quatro delas na primeira rodada.
Por sua vez, João Fonseca vem do título do Challenger de Phoenix e busca seguir a boa fase. Dessa forma, João vai enfrentar um velho conhecido: Learner Tien. Foi contra o americano que João conquistou o título do US Open juvenil em 2023. Além disso, os dois se enfrentaram duas vezes no Next Gen Finals, na Arábia Saudita, em dezembro de 2024, com o brasileiro levando a melhor em ambas as ocasiões, incluindo a grande final. Assim, João vai lutar para manter o retrospecto e avançar à próxima fase hoje, não antes das 20h (de Brasília).