Iga Swiatek desabafou em relação à forma como lidou com Indian Wells, o considerado ‘quinto Grand Slam’. A polonesa não vem de uma boa fase na carreira. No segundo semestre do ano passado, a vice-líder do WTA ranking positivou em um exame anti-doping e perdeu o domínio da classificação global para a adversária Aryna Sabalenka.
Mesmo com bons números (18 vitórias e cinco derrotas), Iga não levanta um troféu desde junho do ano passado, quando levou a melhor em Roland Garros. Na última edição do Masters da Califórnia, a número 2 do mundo apresentou um comportamento mais reativo, o que surpreendeu o público. Assim, a jogadora decidiu prestar esclarecimentos.
“Um dos meus torneios favoritos ficou para trás. E estou caminhando lentamente na direção que eu quero, saindo daqui com um trabalho sólido feito, muitas boas memórias e algumas lições valiosas”, avaliou Swiatek. “Ainda que eu não esteja confortável me explicando sobre isso, gostaria de compartilhar a minha perspectiva e parar com as especulações e teorias infundadas”.
Ver essa foto no Instagram
A polonesa ainda completou: “Eu vi alguns comentários a respeito de mudanças do meu comportamento em quadra e da maneira como exponho minhas emoções. Em primeiro lugar, sobre o incidente que eu tive na minha última partida, eu expressei minha frustração de uma maneira que não me orgulho”.
Swiatek, inclusive, ressaltou que não está acostumada a lidar com situações de maior intensidade emocional. “Minha intenção nunca foi acertar a bola em alguém, apenas descontar a frustração na quadra. Eu imediatamente me desculpei com o boleiro e me arrependi pelo que aconteceu perto dele”, justificou.
“Já vi muitos jogadores batendo na bola com força por frustração e, francamente, não espero tantos julgamentos sobre eles. Normalmente eu controlo esses impulsos. Então, eu brinco que tenho pouca experiência nessas situações e calculei mal o risco no calor do momento”.