A Agência Mundial Antidoping (WADA) anunciou um acordo com o tenista número 1 do mundo, Jannik Sinner, sobre seu caso de doping. O atleta aceitou cumprir uma suspensão de três meses após testar positivo para clostebol, uma substância proibida, em março de 2024.
“A Agência Mundial Antidoping (WADA) confirma que chegou a um acordo no caso do tenista italiano Jannik Sinner, pelo qual o jogador aceita um período de três meses de inelegibilidade por uma violação de regra antidoping que o levou a testar positivo para clostebol, uma substância proibida, em março de 2024”, declarou o comunicado oficial da entidade.
No entanto, a punição de Sinner chamou a atenção pelo curto período de afastamento, gerando revolta e muitos comentários no circuito (veja abaixo). Atletas como Novak Djokovic, Alexander Zverev e Daniil Medvedev se pronunciaram sobre o assunto, demonstrando insatisfação com a falta de transparência e critério no caso do número 1 do mundo.
Medvedev habló sobre Sinner y la Agencia Mundial Antidopaje (AMA).
“Espero que en adelante todos puedan hablar con la AMA y si te dicen: ‘encontramos esto, son 2 años’, tú respondas: ‘no, quiero 1 mes’ (risas). Ojalá sea un precedente. Sino sería raro”pic.twitter.com/Khdy29uOty
— Set Tenis (@settenisok) February 15, 2025
Revolta pelos apenas 3 meses de punição para Sinner
Questionado sobre a polêmica envolvendo os três meses de suspensão de Sinner, Zverev expressou sua estranheza em relação ao caso:
“É estranho para mim. Foi um longo processo, onde primeiro ele estava liberado, e depois a WADA quis reavaliar a situação. Para mim, há duas opções: ou você não comete uma infração e não é suspenso, ou, se cometeu um erro relacionado a esteroides, três meses não é uma suspensão adequada. É preciso decidir. Afinal, ele cometeu a infração ou não? Se cometeu, três meses de suspensão não são suficientes. Se não foi, então nem deveria haver suspensão. O processo inteiro e toda a situação foram estranhos, eu diria.”
Por outro lado, Djokovic criticou a falta de transparência no caso:
“O problema é a transparência, porque alguns jogadores esperam mais de um ano para que seu caso seja resolvido. Fiquei realmente frustrado, assim como a maioria dos outros jogadores, porque a ATP nos manteve no escuro por cinco meses sobre a positividade (do exame antidoping) de Sinner. A ATP não explicou completamente os motivos para manter isso em sigilo. Tivemos o caso da Simona Halep e depois o da Iga Swiatek. Isso não é uma boa imagem para o nosso esporte.”
Além disso, Medvedev, com sua personalidade sempre ácida, também comentou sobre Sinner e a Agência Mundial Antidoping (WADA):
“Espero que, de agora em diante, todos possam falar com a WADA e, se eles disserem: ‘Achamos isso, são 2 anos’, você possa responder: ‘Não, eu quero 1 mês’ (risos). Espero que isso se torne um precedente, senão seria estranho.”
Rio Open vem aí
Nesta segunda-feira, 17, a estreia do Rio Open 2025 promete grandes emoções ao fã de tênis. A competição na Cidade Maravilhosa vai contar com nomes de peso em sua programação, como Alexander Zverev, Lorenzo Musetti, João Fonseca e outros.
Assim, os canais SporTV transmitirão os confrontos do Rio Open 2025. Já o SportBuzz trará a repercussão e os destaques dos duelos definidos ao longo do ATP 500.