O dinamarquês Holger Rune, um dos principais nomes do circuito masculino, anunciou nesta sexta-feira, 14, que não disputará o Rio Open. Atual número 12 do ranking da ATP, o ex-top 5 era uma das atrações da 11ª edição do torneio carioca, mas precisou desistir devido a problemas físicos.
Eliminado nas oitavas de final do ATP 500 de Roterdã e enfrentando problemas de saúde, Rune seguiu para a América do Sul para disputar o ATP 250 de Buenos Aires. No entanto, o dinamarquês caiu logo na estreia diante do argentino Mariano Navone. Nesta sexta, Rune revelou que contraiu influenza na última semana e também sofre com dores no ombro, o que motivou sua retirada do torneio no Brasil.
Esta seria a primeira participação do jovem talento no Rio Open, que agora segue sem uma das suas principais estrelas.
Ver essa foto no Instagram
Eliminação e frustração
Eliminado pelo tenista da casa, Mariano Navone, na última quinta-feira, 13, Holger Rune adotou um tom direto e impaciente na entrevista coletiva. Visivelmente frustrado com a derrota, o atual número 12 do mundo também demonstrou descontentamento com as condições das quadras no torneio argentino.
“O evento é bem organizado, mas as quadras não são tão boas. Fora isso, está tudo bem. Boa atmosfera, clima fantástico, muito bom”, afirmou Rune, sem garantir um retorno a Buenos Aires em 2026. “Ainda não pensei na minha agenda para os próximos anos. Não conversei com meus treinadores sobre isso, então vou continuar avaliando”, completou o cabeça de chave número 2.
Apesar do revés, Rune negou que a adaptação do piso sintético coberto de Roterdã para o saibro ao ar livre tenha sido um problema. “Não foi uma boa partida, cometi muitos erros. Meu objetivo era jogar um bom tênis, mas não consegui. Não tem relação com minha participação em Roterdã ou com o fato de eu ter ficado doente na semana passada. As coisas são assim”, declarou o dinamarquês.
Problemas de saúde de Rune
Mais tarde, por meio das redes sociais, Rune revelou que ainda sente dores no ombro e não se recuperou totalmente da gripe que contraiu em Roterdã. “Olhando para a situação, acho que voltei a competir cedo demais após a gripe da semana passada”, escreveu.
“O meu ombro não estava funcionando e meu corpo parecia extremamente vulnerável. Agora, vou tirar um tempo para descansar e me recuperar. Quando o corpo não responde, o cérebro desliga, e lamento muito não ter conseguido apresentar meu melhor tênis. Desculpe, Argentina”, finalizou Rune, que, inicialmente, seguiria para o Brasil para disputar o Rio Open. No entanto, cancelou sua participação no torneio carioca.
Rio Open
O Rio Open 2025 acontecerá entre os dias 15 e 23 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Porém, a chave principal vai se iniciar nesta segunda-feira, 17. O SportBuzz trará a repercussão e os destaques do torneio.