João Fonseca segue imbatível no Next Gen ATP Finals 2024. O jovem brasileiro de 18 anos garantiu sua vaga na grande decisão do torneio ao derrotar o francês Luca Van Assche por 3 sets a 0 na semifinal, em apenas uma hora de partida, neste sábado (21). A final será disputada neste domingo, em Jedá, na Arábia Saudita, contra o americano Learner Tien.
A decisão marca o reencontro de Fonseca com Tien, em uma reedição do confronto da segunda rodada do torneio. Na ocasião, o brasileiro brilhou com uma vitória convincente por 3 sets a 1, com parciais de 4/0, 4/0, 1/4 e 4/2. Se conquistar o título neste domingo, Fonseca igualará os recordes de Jannik Sinner e Carlos Alcaraz como os campeões mais jovens do evento, aos 18 anos. O italiano é o atual número 1 do mundo, enquanto o espanhol ocupa a terceira posição no ranking da ATP.
O confronto entre João Fonseca e Learner Tien terá transmissão ao vivo pelo canal ESPN 2 e pela plataforma de streaming Disney+, garantindo que os torcedores acompanhem a decisão.
The stage is set… 🥁
Who will be crowned champion 👑 #NextGenATPFinals pic.twitter.com/XsDo5SjBG0
— Next Gen ATP Finals (@nextgenfinals) December 22, 2024
Foco, confiança e motivação: as armas de João Fonseca
Após a vitória na semifinal, João Fonseca demonstrou confiança e gratidão pela jornada até agora: “É seguir para mais um jogo. Falta um. Obviamente tô feliz com meu resultado de hoje, mas vamos com tudo amanhã. Fisicamente estou muito forte, mentalmente também. Estou fazendo bons jogos contra jogadores muito duros. Tenho feito ótimos treinos, ótima pré-temporada. Gosto de jogar em estádios grandes como esses, gosto de desafios, vou muito bem em torneios grandes porque gosto da pressão, é onde cresço e me sinto motivado”, afirmou o tenista.
Fonseca também destacou a importância do apoio de sua equipe e familiares durante o torneio: “Estou jogando em um nível muito alto, e estou muito orgulhoso de mim mesmo, do jeito que tenho feito minha rotina esta semana, tão focado. E sim, com minha família aqui, com meus treinadores, é difícil vir com três treinadores, mas é muito legal e espero poder ir para o título”, comemorou.
Um lugar entre os grandes
Caso conquiste o título, Fonseca entrará em um seleto grupo de campeões precoces do Next Gen ATP Finals, composto por Sinner e Alcaraz. Sobre a possível conquista, o jovem afirmou: “Só diz que estou no caminho certo”. Desde 2017, o Next Gen ATP Finals reúne os oito melhores tenistas de até 20 anos do circuito mundial.