João Fonseca teve um ano de muito destaque no circuito mundial de tênis. Após tomar a decisão de focar no tênis profissional, o brasileiro escalou o ranking da ATP de maneira impressionante e termina o ano como o número 3 do Brasil. Na 145ª colocação mundial, o carioca está disputando o Next Gen ATP Finals, torneio reservado para os melhores atletas sub-20 da temporada.
Em dois compromissos na competição, João mostrou muita competência e superou dois dos adversários mais complicados nas primeiras rodadas. Em sua estreia, diante do francês Arthur Fils, o brasileiro fechou o jogo por 3 sets a 2, em modelo especial para o torneio, com parciais que terminam no quarto game conquistado. Além disso, nesta quinta-feira, 19, o jovem bateu Learner Tien, por 3 sets a 1.
João Fonseca quer o título, como Alcaraz e Sinner
Com os resultados, João Fonseca já está garantido na semifinal do Next Gen ATP Finals. Em modelo parecido com o tradicional ATP Finals, as duas vitórias dão a classificação ao brasileiro, que ainda encara o já eliminado Jakub Mensik, da República Tcheca. Assim, o tenista de 18 anos está próximo de uma possível final e título do torneio, feito que estrelas do circuito mundial conseguiram.
Ver essa foto no Instagram
Criado em 2017, o Next Gen ATP Finals foi uma competição organizada para ter uma decisão entre os melhores jovens do circuito mundial, que não necessariamente estariam entre os classificados para o tradicional ATP Finals. Dessa forma, desde sua primeira edição, o torneio conta com a presença de tenistas que, com o passar do tempo, se provaram grandes estrelas.
Em 2018, o grande campeão foi Stefanos Tsitsipas, atualmente número 11 do mundo. Em 2019, foi a vez de Jannik Sinner, atual líder mundial da ATP, jogando na Itália, ser campeão. Por fim, em 2021, com 19 anos, Carlos Alcaraz, 3º colocado do ranking mundial, participou da competição e foi campeão.
Por enquanto João Fonseca aguarda o seu adversário da semifinal, mas pode estar a poucos sets de conquistar um título muito importante. Apesar de não ter tanta expressão, é um troféu que vem apontando ao circuito mundial quem são suas próximas estrelas.