Em partida de muita emoção até os momentos finais, a jovem norte-americana Coco Gauff bateu Zheng na decisão do WTA Finals 2024 e se sagrou campeã da competição. O resultado final foi de 2 sets a 1 para a americana, com parciais de 3-6, 6-4 e 7(7)-(2)6, confirmando o título no tie-break.
O início do jogo foi o único momento de equilíbrio, já que ambas as atletas se mantiveram confirmando seus saques e permanecendo empatadas até o sétimo game do primeiro set. Após isso, Zheng se destacou quebrando serviços da adversária em sequência, além de ter confirmado o seu restante, e saiu na frente na contagem do placar, levando vantagem para a sequência.
Coco Gauff conquista WTA Finals
No segundo, logo o primeiro game teve vitória da chinesa, que quebrou mais um saque de Gauff. Na sequência, foi uma alternância de vitórias, mas Qinwen Zheng voltou a quebrar o serviço da adversária. Quando tudo parecia estar decidido, Coco Gauff ressurgiu e recuperou grande vantagem quebrando saques para empatar a disputa e seguir sonhando com o título.
POWER HOUSE 💪💥
Zheng Qinwen grabs the first set 6-3 over Gauff. #WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/IeXY8kWxfE
— wta (@WTA) November 9, 2024
O terceiro set foi de muito equilíbrio para as duas partes, com quebras de saque das duas partes e possibilidade de matar o confronto para a chinesa, mas Coco Gauff seguiu acreditando na virada e a conquistou. Este título confirma a ótima temporada da jovem de apenas 20 anos que segue no top-3 do ranking mundial da WTA.
A derrota de Zheng manteve uma sequência de vice-campeonatos na segunda parte da temporada, após ser campeã olímpica em Paris, em julho. Na oportunidade, a chinesa superou a croata Vekic com grande superioridade na capital francesa, com 2 sets a 0, em parciais de 6-2 e 6-2, ficando com a medalha de ouro. Apesar disso, o segundo semestre não foi com o mesmo brilho.
No WTA 500, por exemplo, a chinesa foi derrotada na grande final para Samsonova, mas a performance durante toda a semana nos Estados Unidos, onde o torneio foi disputado, apontou grandes possibilidades da número 7 do ranking ser superada pela promessa norte-americana de apenas 20 anos, que detém a terceira posição do ranking WTA.
LEIA MAIS EM: Histórica campanha de Bia Haddad Maia no US Open 2024