Na partida que abriu a sexta-feira no Masters 1000 de Paris, Alexander Zverev confirmou seu bom momento ao derrotar Stefanos Tsitsipas e avançar para as semifinais do torneio. Com uma atuação sólida, o cabeça de chave número 3 venceu o grego em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/4, em uma partida que durou 1h41. Este triunfo marcou a 16ª vez que eles se enfrentaram, e apenas a sexta vitória de Zverev sobre o rival.
Na próxima fase, o alemão enfrentará Holger Rune, que venceu seu confronto com Alex de Minaur, que ainda brigam por uma vaga no ATP Finals, algo que Tsitsipas perdeu a chance de alcançar após a eliminação.
Recorde histórico para Zverev
Com a vitória sobre Tsitsipas, Zverev se tornou o oitavo jogador na história a alcançar 20 semifinais em torneios Masters 1000. Ele agora se junta a uma lista de elite que inclui Novak Djokovic (78 semifinais), Rafael Nadal (76), Roger Federer (66), Andy Murray (33), Andre Agassi (32), Pete Sampras (31) e Andy Roddick (20). Além disso, Zverev também é o primeiro tenista nascido nos anos 1990 a conquistar 100 vitórias contra adversários do top 20, com um retrospecto de 100-101, à frente de Daniil Medvedev, que soma 99 vitórias.
¡Alexander Zverev es SEMIFINALISTA del Masters 1000 de París!
El alemán derrotó a Stefanos Tsitsipas por 7-5 y 6-4.
Quedó a una victoria de volver al N°2 del mundo.pic.twitter.com/OWCRi0mkEN
— Tiempo De Tenis (@Tiempodetenis1) November 1, 2024
Domínio em números e desempenho em quadra
Demonstrando grande consistência, Zverev impôs um desempenho superior ao de Tsitsipas, vencendo 77% dos pontos com o saque, enquanto o grego obteve 66%. Além disso, o alemão registrou 21 bolas vencedoras, contra 18 do adversário, e cometeu menos erros não forçados (21 contra 28 de Tsitsipas).
O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio até o 11º game, quando Zverev aproveitou a primeira chance de quebra e abriu vantagem. Tsitsipas ainda tentou reagir, mas Zverev confirmou o set após salvar um break-point e manter o serviço.
No segundo set, o alemão seguiu firme e quebrou o saque do grego no terceiro game após cinco tentativas. Com essa vantagem, Zverev manteve o controle e selou a vitória sem dar oportunidades de reação a Tsitsipas.
LEIA MAIS: Roger Federer elege jogo favorito da sua carreira e surpreende na escolha