Pela primeira vez na história, o Brasil está entre as 16 melhores seleções de tênis do mundo para disputar o novo modelo da Copa Davis. Os confrontos internacionais começam nesta terça-feira, 10, e os tenistas brasileiros estão no grupo A da competição, que terá os jogos sediados em Bolonha, na Itália.
A seleção brasileira estreia já nesta quarta-feira, 11, contra os italianos, fortes candidatos a terminarem na primeira colocação do grupo. A disputa entre as equipes conta com dois jogos simples, além de uma partida em duplas. Na sequência, o Brasil encara a Holanda, nesta quinta-feira, 12, e a Bélgica, neste sábado, 14.
Apesar do favoritismo da Itália, que é a atual campeã do torneio, os donos da casa não contaram com os serviços de Jannik Sinner, atual número 1 do mundo e campeão do US Open. Por outro lado, o Brasil não conta com Thiago Wild, mas segue com Thiago Monteiro, João Fonseca e Felipe Meligeni para a chave simples. Além de Marcelo Melo e Rafael Matos nas duplas.
O novo formato prevê a classificação das duas melhores equipes de cada grupo, que irão disputar o título em novembro, entre os dias 19 e 24, em Málaga, na Espanha. Thiago Monteiro, brasileiro mais bem colocado no ranking da ATP, fala sobre as expectativas para o torneio.
“Acho que a equipe vai toda motivada, depois de concluir esse objetivo de classificar pela primeira vez para o Grupo Mundial nesse novo formato. É a possibilidade de jogar um confronto, um só, não, três confrontos, em uma semana. É um novo formato, será um pouco diferente, mas muito, muito interessante, muito e muito motivante também”, disse.