Pelo segundo ano seguido, Aryna Sabalenka está na final do US Open. A tenista bielorrussa, atual número 2 do mundo, confirmou seu favoritismo nesta quinta-feira ao vencer a americana Emma Navarro (#12) por 6-3 e 7-6(2), garantindo sua volta à decisão do Grand Slam. No ano passado, a número 2 do mundo saiu na frente, mas foi derrotada por Coco Gauff em três sets na final.
A adversária de Sabalenka nesta edição será definida ainda na noite desta quinta-feira, quando a tcheca Karolina Muchova, que eliminou a brasileira Bia Haddad, enfrentará a americana Jessica Pegula, número 6 do ranking mundial.
Ver essa foto no Instagram
Caso conquiste o título este ano, Sabalenka se tornará a primeira mulher desde Angelique Kerber, em 2016, a vencer os dois Grand Slams de quadra dura na mesma temporada. Em janeiro, a tenista já havia faturado o título do Australian Open ao derrotar a chinesa Qinwen Zheng.
Na semifinal desta quinta-feira, Sabalenka iniciou a partida de forma agressiva, quebrando o saque de Navarro logo no início. A americana tentou reagir, aproveitando erros da adversária, mas a potência da bielorrussa prevaleceu. Ela quebrou novamente no sexto game e fechou o primeiro set por 6-3.
O segundo set foi mais disputado, com Navarro aproveitando dois erros de Sabalenka para empatar em 5-5 e levar a decisão para o tie-break. Com a torcida americana a seu favor, Navarro começou melhor, mas Sabalenka reagiu, dominando a sequência final e fechando a partida com um smash.