Nesta sexta-feira, 6, o WSL Finals aconteceu no melhor dia da janela, em Trestles, nos Estados Unidos. Encarando o atual líder do ranking mundial, o havaiano John John Florence, o brasileiro Italo Ferreira encarou duas baterias em busca de mais um título mundial, mas com uma decisão polêmica na primeira ficou o vice.
A primeira bateria aconteceu e foi bem parelha entre os dois surfistas. Com um período sem ondas, Italo Ferreira aproveitou as duas primeiras e, na segunda, teve uma nota 7,33 com um aéreo completo na espuma. Na sequência, Florence conectou boas manobras e ganhou nota 7,17, ainda atrás do potiguar.
Para fechar sua participação na bateria, Italo buscou mais uma onda muito produtiva e, com um aéreo impressionante, conquistou uma nota 8, a maior da final até então. Assim, o havaiano precisava buscar o resultado e, em uma onda sem muitas manobras, conquistou 8,33 pontos e assumiu a liderança da bateria, que terminou em poucos minutos e decretou a primeira vitória a John John Florence.
Na segunda bateria, precisando de uma vitória para continuar vivo na briga pelo título, o brasileiro abriu a contagem bem, com 8,17 no placar. Porém, na primeira onda de Florence, o surfista assinou com um layback agressivo, que os juízes avaliaram com um 9,70, a maior nota entre todas as baterias. Logo em seguida, o havaiano combinou um aéreo com outras manobras e somou mais um 8,43.
Com isso, Italo Ferreira precisava de um incrível 9,96 para buscar o havaiano e superá-lo na segunda bateria. O brasileiro até aumentou o somatório e terminou a final com 16,30 pontos, quase dois atrás do campeão do WSL Finals com 18,13.