Nesta quinta-feira, 5, o chinês Jincheng Guo conquistou o ouro nos 50m livre, da classe S5 da natação, nos Jogos Paralímpicos de Paris. E, da mesma forma que apresentou no último Mundial, o nadador usou uma técnica inusitada, criando uma bolha como escudo de ar contra a resistência da água, que lhe rendeu o recorde mundial.
O chinês terminou a prova em 29s33, pouco mais de um segundo do medalhista de prata, Weiyi Yuan, e quase dois do terceiro colocado Lichao Wang, todos formaram um pódio completo de atletas da China. O que chama atenção é a forma que Guo nada a prova, completamente diferente dos seus adversários.
A classe S5 é destinada para nadadores com falta de coordenação motora de grau moderado, transtorno do movimento de alto grau na base do tronco e nas pernas ou com ausência de membros. Jincheng Guo não tem os dois braços, assim como os outros dois chineses que completaram o pódio, mas se movimenta de uma maneira diferente na piscina.
Enquanto os outros nadadores tentavam aumentar suas velocidades movimentando o tronco, a maioria deles ondulando as pernas, Guo manteve a parte superior do seu corpo estática. Utilizando apenas a força e o ritmo das pernas, o chinês manteve a cabeça dentro da água e fez um bloqueio contra a resistência da água, que o distanciou dos demais e lhe rendeu o recorde mundial.