Nesta terça-feira, 3, o Brasil viveu uma grande tarde no Stade de France, a casa do atletismo na Paralimpíada de Paris. Em duas provas de 100 metros rasos, em duas categorias diferentes, a delegação brasileira faturou três medalhas. Na classe T11, Jerusa Geber levou o ouro, enquanto Lorena Spoladore com a bronze, além de Rayane Soares, com a prata na T13. Além disso, Mateus Evangelista levou o bronze no salto em distância.
A primeira prova foi na categoria T11, com uma vitória gigante de Jerusa Geber. Após quebrar o recorde mundial na semifinal, a veterana fez um tempo muito parecido e chegou com sobras na primeira colocação. Aos 42 anos, a velocista conquistou seu primeiro ouro paralímpico, na sua quinta participação em Jogos.
Na classe T13, Rayane Soares teve um enfrentando muito complicado, tanto que o recorde mundial foi batido na bateria final. O ouro e a melhor marca da história ficou com Lamiya Valiyeva, do Azerbaijão, mas a brasileira ficou apenas dois centésimos atrás e faturou a medalha de prata, a primeira de sua carreira.
Além disso, Mateus Evangelista confirmou sua medalha de bronze em outra categoria do atletismo, no salto em distância T37, após ficar muito próximo da prata. No último salto, Samso Opio, do Quênia, teve um resultado superior ao brasileiro, que garantiu a segunda colocação pelo desempate.