O Brasil garantiu a classificação para a semifinal da Paralimpíada após empatar em 0 a 0 com a China, nesta terça-feira (3), na última rodada da fase de grupos. Com duas vitórias e um empate, a seleção brasileira terminou a fase de grupos com a melhor campanha da competição. Agora, os brasileiros se preparam para enfrentar a Argentina na próxima quinta-feira, às 15h.
“Os chineses parecem que se multiplicam em campo”, afirmou o jogador Jardiel, destacando a dificuldade do confronto que assegurou a liderança do Grupo A.
O aguardado duelo Brasil x Argentina reedita a final paralímpica de Tóquio, onde o Brasil se sagrou pentacampeão ao vencer por 1 a 0. Em Paris, a seleção argentina chega invicta à semifinal, sem sofrer gols nos três jogos da fase de grupos, com dois empates (0 a 0 contra Colômbia e Marrocos) e uma vitória por 1 a 0 sobre o Japão.
Apesar do histórico de sucesso do Brasil, com cinco medalhas de ouro paralímpicas, a Argentina também possui um currículo respeitável, com duas pratas e dois bronzes. A última derrota dos brasileiros em competições internacionais foi no Parapan de Santiago 2023, justamente para os argentinos. No entanto, o Brasil recuperou o título ao vencer a final, enquanto a Argentina ficou com o bronze. Na outra semifinal, a Colômbia, que liderou o Grupo B, aguarda seu adversário, que será definido entre França ou China.
Publicado por @osolimpicosVer no Threads
O confronto entre Brasil e China, realizado na Arena Torre Eiffel, é mais um capítulo de uma rivalidade crescente no futebol de cegos. A seleção chinesa foi responsável por eliminar o Brasil nas semifinais do último Mundial, nos pênaltis, e também foi a última equipe a marcar um gol nos brasileiros, durante a semifinal da Paralimpíada do Rio 2016, em uma vitória brasileira por 2 a 1.
Com um histórico impressionante de 30 jogos, 23 vitórias e sete empates em Paralimpíadas, o Brasil nunca foi derrotado desde a estreia da modalidade nos Jogos de Atenas 2004. O empate sem gols contra a China manteve essa invencibilidade, mas a seleção foi testada, especialmente no segundo tempo, quando os chineses criaram as melhores oportunidades, incluindo uma chance clara nos segundos finais.
Sob o comando do técnico Fábio Vasconcelos, a equipe brasileira conta com jogadores experientes como Ricardinho e Jeffinho, ambos tetracampeões paralímpicos. O elenco também inclui os veteranos Tiago Paraná, Cássio, Jardiel e Nonato, além dos goleiros Luan e Matheus. Os jovens Jonatan Felipe e Maicon Júnior fazem suas estreias em Paralimpíadas, mostrando o equilíbrio entre experiência e renovação na busca pelo sexto ouro.