O segundo dia de competições na Paralimpíada de Paris 2024 começou com medalha para o Brasil, contando com Julio Cesar para vencer a prova de 5000m da classe T11 e ainda bater o recorde mundial. Para melhorar, a dobradinha foi garantida com Yeltsin Jacques chegando na terceira posição e levando o bronze.
O campeão do Brasil, Julio Cesar imprimiu um ritmo forte desde o início da prova e comandou até o final, fazendo um tempo impressionante de 14min48s85, que rendeu a medalha de ouro e o recorde mundial da prova. Apesar de ter ficado na frente desde o começo, imprimiu um ritmo ainda mais forte na parte final da prova, aumentando ainda mais a distância para seus adversários.
A chegada de ouro! 🥇🇧🇷
Baita corrida do nosso atleta Julio Cesar Agripino para garantir a medalha e o recorde mundial nos 5000m T11. #BrasilParalímpico #JogosParalímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/2w1ZELzEPo
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@BraParalimpico) August 30, 2024
Enquanto isso, Yeltsin era o atual campeão paralímpico da prova, mas não conseguiu manter os tempos que vem realizando recentemente, e ficou apenas com o bronze. Ele era o principal favorito para levar o título da prova que é para deficientes visuais. Julio Cesar, por exemplo, chegou a ser atleta convencional até ter uma doença degenerativa na córnea aos sete anos. Desde então, ele já acumulou conquistas como a prova de 1500 e de 5000m no Mundial de Kobe, neste ano.