Rebeca Andrade, destaque absoluto do esporte mundial em 2024, foi reconhecida como uma das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do ano pela BBC. O anúncio, feito nesta terça-feira (3), reforça o impacto da trajetória da ginasta brasileira dentro e fora das competições. Além de Rebeca, a lista inclui artistas, ativistas, políticas e outras sete esportistas de diferentes modalidades.
Com quatro medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, incluindo o ouro no solo, Rebeca se consolidou como a maior medalhista olímpica do Brasil, somando seis pódios ao longo de sua carreira. O desempenho foi destacado pela BBC, que relembrou o momento histórico em que Simone Biles e Jordan Chiles, ambas norte-americanas, reverenciaram a brasileira no pódio.
A emissora britânica também enfatizou a superação de desafios na carreira de Rebeca, que precisou lidar com graves lesões, além de seu compromisso com a saúde mental. Em sua publicação, a BBC destacou ainda a infância da atleta: “Filha de mãe solo, Rebeca tem sete irmãos. Até os 10 anos, ela ia a pé da sua comunidade nos arredores de São Paulo para as sessões de treino, enquanto sua mãe fazia faxina para pagar por seu treinamento”, escreveu a rede.
View this post on Instagram
Além de Rebeca: esportistas e brasileiras inspiradoras na lista da BBC
Outras sete atletas integram a lista da BBC. Entre elas está Allyson Felix, norte-americana dona de 11 medalhas olímpicas e 20 em campeonatos mundiais. Felix foi homenageada por sua atuação fora das pistas, como na criação do Espaço Família na Vila Olímpica de Paris, que oferece apoio a mães atletas.
Outros nomes do esporte incluem Joan Chelimo Melly (atletismo, Quênia/Romênia), Vinesh Phogat (wrestling, Índia), Tracy Otto (tiro com arco paralímpico, EUA), Zakia Khudadadi (taekwondo paralímpico, Afeganistão), Kim Yeji (tiro esportivo, Coreia do Sul) e Zhiying Tania Zeng (tênis de mesa, Chile).
Na lista de brasileiras, a ginasta divide o reconhecimento com Lourdes Barreto, ativista pelos direitos das prostitutas, e Silvana Santos, bióloga. Outra personalidade de destaque é a iraquiana Nadia Murad, vencedora do Prêmio Nobel da Paz.
LEIA MAIS: Nadia Comaneci e Rebeca Andrade se encontram