A Olimpíada de Paris termina neste domingo (11). O que deveria ter um saldo positivo, deixa um ‘gostinho’ de decepção. Os Jogos Olímpicos trouxeram à tona problemas que a organização não conseguiu resolver a tempo para uma festa impecável. As queixas dos atletas foram muitas. Confira, abaixo, as mais marcantes.
Rio Sena: a principal queixa da Olimpíada
Antes mesmo dos Jogos Olímpicos começarem, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, deu um belo mergulho nas águas do Rio Sena para provar que estava despoluído e apto para receber as provas olímpicas. No entanto, o que se viu, na prática, não foi bem isso… Além de treinos ou provas adiados, sobraram críticas à qualidade da água. Foram muitos os atletas que finalizaram as provas com problemas de saúde depois de nadarem no local.
No fim de uma das provas, a atleta belga de Triatlo, Jolien Vermeylen, contou que sentiu e viu coisas sobre as quais “não deveríamos pensar muito”. A triatleta Claire Michel chegou a ficar internada após ter sido infectada por um vírus. A nadadora alemã Leonie Beck foi às redes sociais para contar que vomitou e teve diarreia após competir na prova dos 10 km da maratona aquática.
Comida ruim e com vermes
A comida na Vila Olímpica também foi ponto de críticas de muitos atletas. Além da escassez, a qualidade da comida também foi considerada ruim. Até a ginasta norte-americana Simone Biles fez críticas às refeições servidas aos atletas.
“Eu não acho que estamos comendo a verdadeira culinária francesa na Vila como a que vocês podem estar comendo porque estão fora da Vila”, disse a atleta.
Calor e instalações precárias
O clima em Paris causou descontentamento, de forma geral. Atletas que estavam na Vila Olímpica reclamaram do forte calor. O público presente nas competições criticou as longas filas debaixo de um sol escaldante e a falta de acesso às estações de água.
Já o canoísta Isaquias Queiroz reclamou da cama: “A viagem para França foi um pouco cansativa. Principalmente dormir naquela cama da vila olímpica é doído demais. Acho que foi por isso que eu tive dor de cabeça”, disse o brasileiro.