O renomado jornalista esportivo Léo Batista, de 92 anos, encontra-se internado em estado grave no hospital Rios D’Or, localizado na Freguesia, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal Metrópoles. Até o momento, o hospital não divulgou um boletim médico oficial sobre o estado de saúde de Léo Batista. Segundo o portal Goiás 24 Horas, o jornalista estaria enfrentando complicações decorrentes de um quadro de trombose.
Segundo o site do hospital Rios D’or, a unidade de saúde afirmou que “tem por política não divulgar nenhuma informação sem autorização do paciente ou familiares”. A Rede Globo, emissora onde Léo Batista construiu grande parte de sua carreira, também não se manifestou até o momento. A última aparição pública do jornalista foi em outubro de 2024, no velório de Cid Moreira, mas preferiu não falar com a imprensa que estava no local.
View this post on Instagram
Léo Batista: uma lenda do jornalismo esportivo brasileiro
Com uma carreira que atravessou gerações, Léo Batista tornou-se um ícone da narração esportiva no Brasil. Conhecido como “A Voz Marcante”, ele emocionou milhares de telespectadores ao transmitir a paixão e a intensidade dos grandes momentos do esporte.
Ao longo de mais de 70 anos, Léo Batista foi uma presença constante nas transmissões da Rede Globo, consolidando-se como um dos maiores nomes do jornalismo esportivo do país. Em seu currículo, há participações nas coberturas de 13 edições de Jogos Olímpicos e de 13 Copas do Mundo.
Além de narrar partidas históricas, o jornalista foi o criador, em 1978, do programa Globo Esporte, que se tornou referência e permanece no ar até hoje. Léo também inaugurou o Jornal Hoje em 1971, participou do Globo Rural, narrou gols da rodada no Fantástico e atuou no Globo Esporte e no Esporte Espetacular. Entre as décadas de 1980 e 1990, apresentou um bloco esportivo no Jornal Nacional aos sábados.