Na noite deste sábado (8), Usman Nurmagomedov, atual campeão dos leves, enfrentou o compatriota Alexander Shabliy no Bellator Champions Series San Diego, nos Estados Unidos. O russo manteve o cinturão após uma intensa batalha de cinco rounds, conquistando sua 18ª vitória profissional com decisão unânime dos juízes (50-45, 49-46, 49-46). Com o resultado, Nurmagomedov continua invicto e reforça sua posição como o número 1 da divisão dos leves.
View this post on Instagram
No combate mais esperado da noite, Nurmagomedov e Shabliy começaram o primeiro round trocando chutes e testando suas estratégias. O campeão levou a luta para o chão ao agarrar a cintura do adversário e dominar suas costas, mas Shabliy conseguiu escapar rapidamente. A primeira etapa foi marcada por trocação, mas sem maiores riscos para os dois lutadores.
O segundo round seguiu com um ritmo de estudo. Nurmagomedov tentou impor seu jogo com chutes e pressionou Shabliy contra a grade, mas o desafiante conseguiu se desvencilhar e a luta voltou à trocação.
No terceiro round, o ritmo da luta diminuiu, levando o público a se manifestar. Sem grandes mudanças de estratégia, ambos os atletas continuaram trocando golpes, até que, nos segundos finais, tentaram levar a luta para o chão, mas o gongo interrompeu qualquer ação significativa.
A quarta etapa trouxe mais intensidade à disputa. No entanto, um golpe acidental de Shabliy no olho de Nurmagomedov paralisou a luta por alguns instantes. Após a recuperação, o duelo recomeçou, e o campeão buscou maneiras de finalizar o combate no chão, mas Shabliy resistiu.
No último e decisivo round, os lutadores seguiram a mesma dinâmica dos rounds anteriores, levando a decisão para os juízes. Ao final, a vitória por decisão unânime foi anunciada, garantindo que o cinturão dos leves permanecesse com Usman Nurmagomedov.
Resultados completos do Bellator Champions Series San Diego:
- Usman Nurmagomedov venceu Alexander Shabliy por decisão unânime (50-45, 49-46, 49-46)
- Lorenz Larkin venceu Levan Chokheli por nocaute técnico (1min53s do R1)
- Aaron Jeffery venceu Douglas Lima por decisão unânime (triplo 29-28)
- Sumiko Inaba venceu Mackenzie Stiller por nocaute técnico (4min25s do R2)
- Jora Ayvazyan venceu Yancy Medeiros por decisão unânime (triplo 30-27)
- Jordan Newman venceu Imamshafi Aliev por decisão unânime (triplo 30-27)
- Masayuki Kikuiri venceu Herman Terrado por nocaute técnico (2min54s do R3)
- Bryce Meredith venceu John MaCalolooy por finalização (3min18s do R1)
- Josh Hokit venceu Sean Rose por finalização (4min58s do R1)
- Ashley Thiner venceu Aysia Cortez por nocaute técnico (3min11s do R2)