Carlos Alberto Parreira apresentou piora em seu estado de saúde e voltou a ser sedado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano Barra, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O ex-técnico da Seleção Brasileira, de 83 anos, deve passar por cirurgia no fim da tarde deste sábado, 27, segundo boletim médico divulgado pela unidade.
Internado desde o dia 17 de junho, Parreira trata uma inflamação pulmonar e um quadro de insuficiência respiratória aguda. Nos últimos dias, o tetracampeão mundial vinha apresentando evolução clínica, com redução gradual da sedação e melhora no quadro geral. No entanto, o novo boletim informou uma piora e a necessidade de nova intervenção médica.
Na última segunda-feira, 22, o Hospital Samaritano Barra havia comunicado que Parreira permanecia internado na UTI, ainda respirando com auxílio de aparelhos, mas com pouca sedação e acordando quando solicitado. Na ocasião, a equipe médica afirmava que o quadro seguia em melhora, embora ainda exigisse cuidados intensivos.
Ver essa foto no Instagram
Parreira luta contra grave doença
Parreira luta contra um linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que atinge o sistema linfático, responsável pela defesa do organismo. O diagnóstico foi divulgado em 2024 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Desde então, ele passou por tratamento e teve períodos de melhora, mas voltou a precisar de cuidados médicos.
Ícone do futebol brasileiro, Carlos Alberto Parreira comandou a Seleção Brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Além do tetracampeonato, também esteve à frente do Brasil na Copa do Mundo de 2006 e trabalhou como coordenador técnico da seleção no Mundial de 2014.
Ao longo da carreira, Parreira também conquistou a Copa América de 2004 e a Copa das Confederações de 2005. Ele ainda fez parte da comissão técnica campeã da Copa do Mundo de 1970 e teve passagens por clubes como Fluminense, Corinthians, Internacional, Atlético-MG e Santos.
