O Feyenoord garantiu a classificação para as oitavas de final da Champions League após empatar por 1 a 1 com o Milan no San Siro. A equipe holandesa, que havia vencido o jogo de ida por 1 a 0, precisava apenas do empate para avançar. Apesar de sofrer um gol relâmpago de Santiago Giménez antes do primeiro minuto de jogo, conseguiu se recuperar.
Com uma atuação decisiva do goleiro Timon Wellenreuther, o Feyenoord suportou a pressão dos italianos e cresceu na partida após a expulsão de Theo Hernández. Aproveitando a vantagem numérica, os holandeses buscaram o gol de empate com Julián Carranza, garantindo a liderança no placar agregado.
Com um jogador a menos, o Milan até tentou reagir, mas não teve forças para reverter a situação, sendo eliminado precocemente da competição europeia.
Ver essa foto no Instagram
1° Tempo: domínio italiano
O primeiro tempo foi dominado pelo Milan, que anulou a vantagem do Feyenoord logo no primeiro minuto de jogo. Santi Giménez fez valer a “lei do ex” e, de cabeça, empatou o confronto no agregado. Apesar da pressão constante do time italiano, que seguiu atacando e finalizando, o segundo gol não saiu.
Com isso, o Milan terminou a primeira etapa superior em todas as estatísticas, incluindo posse de bola (64% x 36%), finalizações (11 x 2) e número de passes (323 x 182).
2° Tempo: Feyenoord volta para o jogo
Tudo indicava que o segundo tempo seguiria o mesmo roteiro do primeiro, com domínio e pressão do Milan. No entanto, tudo mudou aos seis minutos da etapa final, quando Theo Hernández recebeu o segundo cartão amarelo por simulação ao tentar cavar um pênalti. O francês, que já havia sido advertido aos 44 minutos, acabou expulso.
Dessa forma, o Feyenoord passou a pressionar em busca do gol de empate, que garantiria a classificação. Com isso, os holandeses começaram a dominar as estatísticas, como grandes chances criadas (2×0), passes (165×105) e posse de bola (61% x 39%).
Nesse cenário, aos 73 minutos, após um ótimo cruzamento de Hugo Bueno, Julián Carranza acertou uma bela cabeçada e marcou o gol de empate no San Siro. Assim, graças ao resultado conquistado em casa, o Feyenoord garantiu sua vaga nas oitavas de final da Champions League.
Sorteio das oitavas
Os oito clubes classificados nos playoffs se unem aos oito primeiros da fase de liga e um sorteio está marcado para esta sexta-feira, 21, em Nyon, Suíça, mas ainda sem horário, define os confrontos das oitavas. Além disso, o evento também determinará o caminho de cada clube até a grande decisão. O Feyenoord pode enfrentar Arsenal ou Internazionale na próxima fase.