Na última quarta-feira, 12, após a derrota do Santos por 2 a 1 para o Corinthians na Neo Química Arena, Neymar criticou a bola do Paulistão em entrevista. O camisa 10 do Peixe afirmou que a bola, fornecida pela Penalty, é muito ruim e pediu melhorias. Em resposta, a fornecedora oficial do Campeonato Paulista justificou as mudanças no material (veja o pronunciamento completo abaixo).
“Seguindo a orientação da FIFA, a bola para 2025 evoluiu e está mais rápida e dinâmica. Tanto é verdade que este ano as partidas apresentam uma média maior de gols, com um crescimento de 19% em 2025 (2,4 gols por partida) vs 2024 (2,02 gols por partida), resultando em uma competição ainda mais atraente para o público. A Penalty reconhece que essa mudança pode ter um impacto na adaptação dos jogadores, especialmente em campos com mais irregularidades.”
Ver essa foto no Instagram
Além de Neymar, outras críticas à bola da Penalty
Além disso, o zagueiro André Ramalho, do Corinthians, também reclamou da bola:
“Realmente é uma bola diferente, já faz umas semanas que eu vinha percebendo isso, porque principalmente a gente que, para mim, tem muitas situações de duelo aéreo, de bola aérea, e eu percebi que a maneira como ela vinha era um pouco diferente, do nada, parece que ela caía, então é algo que requer adaptação, e cabe a gente se adaptar, a bola é assim, é o que tem, mas eu acho que tem mais para melhorar. E agora a Libertadores, bola diferente também.”
Da mesma forma, Hugo Souza, goleiro do Timão, também reafirmou críticas ao material fornecido:
“Foi Um jogo que poderia ter sido melhor em alguns aspectos. O nosso campo não está na melhor condição. Pode melhorar e vai melhorar. Sempre foi referência no Brasil inteiro como melhor gramado e hoje talvez não seja. E isso atrapalha completamente a qualidade do nosso jogo. E a bola é horrível!”
Veja o pronunciamento da Penalty na íntegra
“A Penalty, em parceria com a Federação Paulista de Futebol, vem a público se manifestar diante das críticas emitidas em relação à bola oficial do Paulistão Sicredi 2025 nesta quarta-feira (12):
A FPF e a Penalty reafirmam seu compromisso com a qualidade, a inovação e o desenvolvimento do futebol, sempre ouvindo atentamente o feedback de atletas, treinadores e corpo técnico dos clubes para aprimorar seus produtos e garantir o mais alto nível de desempenho. A Penalty Ecoknit S11, modelo da bola do Paulistão Sicredi 2025, é certificada pela FIFA (“FIFA Quality Pro” – FIFA Quality Programme for Footballs – certificado n°1007545). Habilitada para campeonatos Mundiais e Intercontinentais.