O Cruzeiro ainda não definiu que será o sucessor de Fernando Diniz no comando da equipe. Sendo assim, com poucas opções no mercado nacional, o clube mineiro está buscando nomes internacionais e fez uma proposta sólida para tentar tirar Leonardo Jardim do Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos. Com dois anos de contrato, o Cabuloso aguarda a liberação antecipada do técnico no atual time.
Jardim recebeu uma breve apresentação do projeto do Cruzeiro e já deu uma sinalização positiva em primeiro momento. No entanto, ainda não existe nenhum tipo de acordo fechado e, para que o negócio seja realmente concretizado, o venezuelano naturalizado português precisa buscar a liberação imediata do Al Ain, clube que ainda tem contrato vigente.
A trajetória de Leonardo Jardim, na mira do Cruzeiro
Aos 50 anos, Leonardo Jardim é venezuelano, mas filho de imigrantes portugueses. Diferente da maioria dos treinadores do futebol brasileiro, ele nunca atuou profissionalmente como jogador, mas sempre se dedicou ao futebol na parte de comissão técnica. Sua estreia como treinador aconteceu aos 27 anos, quando assumiu o modesto Camacha, de Portugal.
Ver essa foto no Instagram
Jardim foi escalando na carreira e, em 2011, assumiu o Braga e fez uma ótima campanha no Campeonato Português, encerrando na terceira colocação. Na sequência, teve passagens por Olympiacos, onde foi campeão na Grécia, e pelo Sporting, até chegar no Monaco, onde fez seu trabalho mais longevo e reconhecido mundialmente.
Entre 2014 e 2018, Leonardo Jardim comandou o Monaco e teve boas temporadas a frente do clube monegasco. Inclusive, foi o técnico responsável por subir Kylian Mbappé para o elenco profissional, em momento que o clube fez ótima campanha na Champions League e foi campeão do Campeonato Francês, em 2016/2017.
O Monaco foi o último trabalho do treinador na Europa. Após deixar o principado, o comandante começou sua trajetória no futebol asiático, com passagens por Al Hilal, da Arábia Saudita, Shabab Al Ahli e Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, e Al Rayyan, do Catar.