O Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians votará na próxima segunda-feira (20) o pedido de impeachment do presidente Augusto Melo. Em dezembro, uma reunião do órgão havia sido convocada para deliberar sobre o afastamento do dirigente, mas uma liminar da Justiça interrompeu o processo. Com a queda do mecanismo judicial, Romeu Tuma Jr., presidente do CD, convocou uma nova votação. A informação foi divulgada pelo ge.
A sessão ocorrerá no Parque São Jorge, reunindo 302 conselheiros. A primeira chamada está marcada para as 18h, e a segunda para as 19h. A convocação foi enviada aos conselheiros nesta terça-feira (14).
Caso a maioria simples aprove o impeachment, Augusto Melo será afastado imediatamente até a realização de uma assembleia geral, na qual os sócios terão direito a voto. Por outro lado, caso o impeachment seja rejeitado, o presidente não poderá ser afastado até que um novo pedido seja apresentado por conselheiros. Se o impeachment for aprovado, o cargo de presidente será assumido temporariamente por Osmar Stabile, atual primeiro vice-presidente do Corinthians.
O Conselho do Corinthians marcou para a próxima 2ª feira a votação para o impeachment do Augusto Melo! pic.twitter.com/uvUKFlbY3x
— Benjamin Back (@benjaminback) January 14, 2025
Razões para o pedido de impeachment e Augusto Melo
Um dos principais motivos para a votação é a investigação conduzida pela Comissão de Ética do clube sobre irregularidades no contrato de patrocínio firmado com a casa de apostas Vai de Bet. As autoridades apuram suspeitas de lavagem de dinheiro e repasses a “laranjas” da empresa durante o período de parceria com o clube.
Movimentações nos bastidores
Nas últimas semanas, Augusto Melo intensificou os esforços para angariar apoio entre membros da oposição e frear o processo de impeachment. No sábado (11), conselheiros foram convidados pelo dirigente para um evento no CT Joaquim Grava, onde tiveram contato com os jogadores em uma atividade atípica no início da temporada. A diretoria classificou o evento como parte da preparação para o novo ano.
Enquanto isso, o clima político no Parque São Jorge segue tenso. Faixas de apoio a Augusto Melo foram espalhadas pela sede social do clube, exibindo mensagens de incentivo ao presidente em um momento crítico de sua gestão.