O fim de ano chegou e, com isso, a temporada do futebol brasileiro também se encerrou. Sendo assim, na expectativa do próximo ano, chegou o momento de os torcedores fazerem suas avaliações sobre o que aconteceu nos últimos 12 meses. O São Paulo, por exemplo, passou por momentos de comemoração e frustração ao longo do ano. Relembre como foi o 2024 do Tricolor!
A temporada começou agitada para o São Paulo, que nos primeiros dias de pré-temporada perdeu o seu treinador Dorival Júnior, convocado para assumir a Seleção Brasileira. Assim, Thiago Carpini foi o primeiro técnico do Tricolor em jogos oficiais de 2024. O início foi promissor e até rendeu o título da Supercopa Rei, diante do rival Palmeiras, no Mineirão.
Relembre como foi o ano de 2024 do São Paulo
Porém, apesar do título no início do ano, o São Paulo não fez uma grande fase de grupos no Campeonato Paulista, mas o suficiente para avançar às quartas de final. Na fase eliminatória, o Tricolor encarou o Novorizontino e, após um empate por 1 a 1, o time foi eliminado na disputa por pênaltis, em pleno Morumbis. A situação foi o estopim para a derrocada de Carpini.
Ver essa foto no Instagram
Na sequência, o clube teve início conturbado no Brasileirão e na Libertadores, culminando na demissão do jovem treinador. Dessa forma, o São Paulo foi buscar Luis Zubeldía, que estava livre no mercado após ser campeão da Sul-Americana com a LDU, para assumir o comando. O argentino teve um início promissor e o Tricolor foi avançando na competição.
Porém, tanto na Copa do Brasil como na Libertadores, o ano do São Paulo terminou nas quartas de final. Na competição nacional, o Atlético-MG foi o algoz do Tricolor. Enquanto na continental, o Botafogo empatou os dois jogos, mas a equipe novamente falhou nos pênaltis e foi eliminada diante dos seus torcedores.
Apesar do final frustrante nas copas, o Tricolor teve um desempenho satisfatório no Brasileirão. Passando grande parte da competição entre os primeiros colocados, o São Paulo encerrou a temporada no 6º lugar do Campeonato Brasileiro, com classificação garantida para a fase de grupos da Libertadores.