Após a confirmação do São Paulo e do próprio treinador, Dorival Júnior foi anunciado como o novo comandante da Seleção Brasileira. Com tudo acertado desde o último domingo, 7, o técnico já se despediu da sua antiga equipe e espera para dar sua primeira declaração a frente da Amarelinha.
Nesta quinta-feira, 11, Dorival terá a oportunidade de falar pela primeira vez como técnico da Seleção, em contato com a imprensa, através de uma entrevista coletiva. A apresentação oficial acontecerá na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e tem início previsto às 15h (horário de Brasília). A tendência é que o treinador esteja acompanhado de Ednaldo Rodrigues.
Aos 61 anos, Dorival Júnior recebe essa oportunidade após conquistar três títulos de grande expressão nas últimas duas temporadas. Duas Copas do Brasil, uma pelo São Paulo e outra pelo Flamengo, e uma Libertadores junto ao Mengão. O técnico foi o nome favorito a assumir o cargo desde a demissão de Fernando Diniz, na primeira semana de 2024.
Fernando Diniz, que treinou a Seleção Brasileira de forma interina, teve seis jogos a frente da equipe, com duas vitórias, um empate e três derrotas. A expectativa era que o treinador continuasse no cargo, ao mesmo tempo que comanda o Fluminense, até o início da Copa América, que a CBF esperava ter Carlo Ancelotti como técnico.
Ancelotti, no entanto, renovou seu contrato com o Real Madrid e atrapalhou os planos da CBF, que teve que buscar outra alternativa no mercado. A entidade foi rápida, estabeleceu Dorival como alvo, entrou em contato com o comandante e conseguiu interromper o vínculo dele com o São Paulo.