A temporada do futebol brasileiro já foi encerrada. Nos últimos dias de 2024, reservados apenas para negociações e atuações dos clubes no mercado de transferências, é possível fazer um balanço completo de como foi o ano dos times brasileiros. Sendo assim, relembre como foram os últimos 12 meses do Atlético-MG.
O ano de 2024 começou de forma positiva para o Atlético-MG. Apesar de uma primeira fase do Campeonato Mineiro sem muito destaque, o clube conseguiu classificação para a semifinal. Em momento de instabilidade de Felipão, treinador que estava no comando no início do ano, o Galo optou pela demissão do veterano e chegada de Gabriel Milito para a final do campeonato estadual.
A montanha-russa que foi o 2024 do Atlético-MG
Após um primeiro jogo empatado na Arena MRV, pelo placar de 2 a 2, o Galo saiu perdendo para o rival Cruzeiro, no Mineirão, na segunda partida da decisão. Porém, com três gols no segundo tempo, o Atlético-MG buscou a virada, venceu por 3 a 1 e ficou com o título. Dessa forma, mesmo com as atuações não muito convincentes, o clube começou a mostrar um crescimento na temporada.
Ver essa foto no Instagram
Com muito foco nas copas, principalmente a Libertadores, o Atlético-MG fez uma ótima fase de grupos e avançou às oitavas de final, tanto na competição continental como na Copa do Brasil. Com força total nesses torneios, o time de Gabriel Milito foi avançando e, no final de outubro, se deparou como finalista de ambas as competições.
Na Copa do Brasil, porém, em decisão contra o Flamengo, o Galo não foi superior em nenhuma das partidas e perdeu por 4 a 1 no agregado. A esperança ainda estava na Libertadores, em final inédita contra o Botafogo. Jogando com um a mais desde o primeiro minuto, o clube mineiro não aproveitou, perdeu por 3 a 1 e ficou com mais um vice-campeonato.
No Campeonato Brasileiro, por sua vez, o Atlético se encontrou em situação complicada, já que tinha depositado todo seu foco nas outras competições. Assim, até a 38ª rodada, quando enfrentou o Athletico-PR, o Galo tinha chance de rebaixamento. No entanto, o time, já sem Gabriel Milito no comando, conseguiu uma vitória crucial para se manter na elite do futebol brasileiro e se classificar para a Sul-Americana.