Após ser rebaixado para a Série B, o Athletico-PR começou sua reformulação contratando Maurício Barbieri como novo técnico para 2025. O anúncio foi feito pelo clube em suas redes sociais. Lucho González, último treinador do Furacão, foi demitido após a derrota para o Atlético-MG na última rodada do Brasileirão, culminando no descenso paranaense.
Barbieri, de 43 anos, e sua comissão chegam em 26 de dezembro, com o último trabalho sendo no FC Juárez, onde ficou por oito meses e disputou 29 partidas, com nove vitórias, três empates e 17 derrotas. No Brasil, o último clube comandado pelo treinador foi o Vasco da Gama. Por seis meses, entre 2022 e 2023, o paulista esteve à frente do cruzmaltino por 26 jogos, com nove vitórias, cinco empates e 12 derrotas. O péssimo início no Brasileirão foi o suficiente para Barbieri ser demitido. Além do Vasco, ele se destaca por passagens no Flamengo e RB Bragantino.
Curiosamente, Martín Varini, que treinou o Athletico durante cerca de dois meses, foi anunciado como substituto de Barbieri no Juárez.
Maurício Barbieri é o novo técnico da nossa equipe principal. O profissional inicia no dia 26 de dezembro a preparação do nosso Furacão para a temporada 2025.
Bem-vindo! 🌪️🔴⚫️
➡️ https://t.co/MxH34z5QoS#Athletico pic.twitter.com/G5dkjkcW7C
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) December 16, 2024
Athletico sofreu com técnicos em 2024
Com quatro técnicos durante a temporada (Osório, Cuca, Varini e González), o Furacão nunca conseguiu engrenar e, após conquistar quatro vitórias seguidas em casa no início da competição, o clube conseguiu fazer a pior campanha na Baixada na era dos pontos corridos. Depois, nove jogos sem vencer em casa, com seis derrotas e três empates no período.
LEIA MAIS: Quanto cada time faturou em premiação no Brasileirão? Confira