A 16ª rodada da La Liga foi marcada por um reencontro especial neste sábado (7): Vitor Roque, emprestado ao Real Betis, enfrentou o Barcelona, clube com o qual tem contrato até 2031, pela primeira vez. Em uma partida de fortes emoções no Estádio Benito Villamarín, o brasileiro sofreu o pênalti que resultou no primeiro gol de sua equipe. O Betis arrancou um empate heroico por 2 a 2 nos acréscimos, frustrando o líder do campeonato.
Com o resultado, o Barcelona alcançou 38 pontos, mas vê sua vantagem na liderança encurtada para cinco pontos sobre o Real Madrid, que tem dois jogos a menos e ainda entra em campo neste sábado contra o Girona. Já o Betis subiu para a décima posição, com 21 pontos, consolidando-se no meio da tabela.
O Barcelona agora volta suas atenções para a Liga dos Campeões, enfrentando o Borussia Dortmund na próxima quarta-feira (11), em Dortmund, pela última rodada da fase de grupos. O Real Betis, por sua vez, terá um duelo importante na quinta-feira (12) contra o Petrocub S-G, da Moldávia, pela Conference League.
View this post on Instagram
O jogo entre Barcelona e Real Betis
O Barcelona começou impondo sua posse de bola característica, mas quem assustou primeiro foi o Betis. Logo aos dois minutos, após cobrança de escanteio, Llorente cabeceou, e Raphinha salvou em cima da linha. Pouco depois, Ezzalzouli teve ótima chance, mas parou em uma grande defesa de Iñaki Peña.
Apesar das dificuldades para penetrar a defesa adversária, o Barça abriu o placar aos 38 minutos. Em uma boa triangulação pelo lado direito, Pedri acionou Koundé, que cruzou rasteiro para Lewandowski completar com precisão, marcando seu 12º gol na competição.
Na segunda etapa, o Betis voltou mais agressivo, aproveitando os contra-ataques. Aos 20 minutos, Vitor Roque foi lançado em velocidade, invadiu a área e foi derrubado por De Jong. Inicialmente, o árbitro mandou o jogo seguir, mas, após revisão no VAR, voltou atrás e marcou o pênalti. Lo Celso cobrou com categoria e empatou a partida.
O Barcelona retomou a liderança aos 36 minutos. Lamine Yamal, em uma jogada brilhante, cruzou para Ferrán Torres, que finalizou de primeira para o fundo das redes. Após análise do VAR, o gol foi validado, assegurando momentaneamente a vitória dos catalães.
Quando a vitória parecia certa, o Betis surpreendeu. Aos 48 minutos, Assane Diao, que havia substituído Vitor Roque, recebeu cruzamento de Ruibal e, com um chute preciso, empatou o jogo, arrancando aplausos da torcida no Benito Villamarín.
LEIA MAIS: Barcelona assina contrato bilionário com a Nike e consolida parceria