Na manhã desta terça-feira, 03, na véspera de Cruzeiro x Palmeiras, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa de São Paulo (DHPP) conduziu uma operação policial para prender os responsáveis pela emboscada de torcedores organizados do Verdão contra membros da principal organizada cruzeirense.
A operação, que envolveu 66 policiais e 25 viaturas, cumpriu vários mandados de prisão e de busca e apreensão em municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Até agora, sete prisões aconteceram, mas ainda há mais envolvidos à solta. O incidente ocorrido em Mairiporã envolveu a torcida do Palmeiras, Mancha Verde, e a torcida do Cruzeiro, Máfia Azul. A emboscada resultou na morte de um torcedor e deixou 17 pessoas feridas.
O que aconteceu?
De acordo com a Polícia Civil, membros da Mancha Verde procuravam vingança contra a Máfia Azul por uma briga perdida em 2022. Diante da gravidade da situação, o DHPP tem analisado vídeos da emboscada postados nas redes sociais para identificar e capturar os envolvidos. As imagens são uma ferramenta importante na identificação dos responsáveis. Os acusados poderão enfrentar várias acusações, incluindo homicídio, lesão corporal e danos associados à rivalidade esportiva de torcidas.
Sobre os recentes desdobramentos a respeito da situação da presença das torcidas na partida entre Cruzeiro e Palmeiras, nesta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão, o Cruzeiro vem a público externar sua profunda insatisfação com a indicação para que o jogo aconteça de portões… pic.twitter.com/v4RPAnJyj9
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) December 2, 2024
Cruzeiro x Palmeiras no Brasileirão
O Cruzeiro irá receber o Palmeiras nesta quarta-feira, 04, às 21h30 (horário de Brasília). Em jogo válido pela 37ª rodada do Brasileirão, o duelo é muito importante para ambas as equipes, mas não terá a emoção de uma decisão, pois o Mineirão terá seus portões fechados e não contará com a presença de torcedores.
Logo após a emboscada organizada pela principal torcida uniformizada do Palmeiras para encurralar membros da Máfia Azul, organizada do Cruzeiro, um torcedor cruzeirense faleceu. Dessa forma, a CBF achou mais prudente que o jogo, com mando do Cabuloso, não contasse com torcida no Mineirão.
Buscando uma vaga para a próxima edição da Libertadores, o Cruzeiro entende que essa penalização pune sua torcida de forma injusta. “O clube reforça que o fechamento dos portões, com a ausência da Nação Azul, configura uma penalização indevida, referente a um episódio não motivado por torcedores do Cruzeiro, além de representar um prejuízo para o esporte em sua essência”, disse o clube mineiro em nota oficial.