Neste domingo, 17, o Santos conquistou um título inédito em sua galeria de troféus. Após mais de um século na elite do futebol brasileiro, o Peixão foi rebaixado e teve que disputar a Série B neste ano de 2024. Entre altos e baixos, momentos de destaque e de dúvida, o clube paulista superou os adversários e garantiu a taça na mágica Vila Belmiro. Agora, a diretoria segue trabalhando nos projetos ambiciosos para 2025.
Com o empate entre Novorizontino e Paysandu, nenhum outro time consegue alcançar o Peixão e ficar com a taça da Série B. O clube alvinegro ainda entrará em campo no próximo domingo pela penúltima rodada do campeonato, contra o CRB, na Vila Belmiro.
Como foi a campanha do Santos na Série B?
Após o Campeonato Paulista, que o Santos se sagrou vice-campeão, a equipe de Fábio Carille sabia que tinha mais 38 compromissos até o final da temporada. Sem classificação para a Copa do Brasil, o Peixão depositou todo seu foco na disputa da Série B e teve um início positivo. As primeiras rodadas mostraram a superioridade do clube paulista em relação aos demais.
Porém, em dado momento da temporada, o Peixe teve dificuldades e amargou uma sequência de quatro derrotas consecutivas. Com os resultados, o time deixou a zona de acesso e colocou o trabalho de Fábio Carille em dúvida, que mesmo com o título não deve continuar no cargo. Apesar da fase turbulenta, o Alvinegro Praiano se recolocou nos trilhos e retomou a maré de bons jogos.
Com um elenco mais enxuto e com uma folha salarial exponencialmente menor que a de 2023, o Santos encontrou alguns protagonistas ao longo da temporada. O goleiro João Paulo sofreu lesão grave e abriu espaço para Gabriel Brazão, que deu conta do recado e fez boa campanha. Assim como o veterano Gil, por exemplo, que teve oscilações, mas teve um bom ano.
No meio-campo, o Peixe teve alguns destaques, como João Schmidt, desde o Paulistão, e o experiente Giuliano. Porém, nos momentos mais decisivos da temporada, quem brilhou foi o venezuelano Otero, que chamou atenção pelos seus gols de falta. No setor ofensivo, Guilherme foi o artilheiro e ganhou muita moral com a torcida santista.
LEIA MAIS EM: Santos tenta ‘roubar’ Gabigol do Cruzeiro com proposta milionária
View this post on Instagram